INFLUÊNCIA DA PREPARAÇÃO DE CORPOS DE PROVA EM ANÁLISES POR MICROSCOPIA CONFOCAL

543 palavras 3 páginas
INFLUÊNCIA DA PREPARAÇÃO DE CORPOS DE
PROVA EM ANÁLISES POR MICROSCOPIA CONFOCAL
Roberto Furtado Leite1, Enivaldo Amaral2, Ronnie Rodrigo Rego3, Anderson Vicente Borille4
1
Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos (FATEC Prof. Jessen Vidal)
2, 3, 4
Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA robertoa380.ccm@gmail.com, borille@ita.br

1. Introdução

3. Resultados

Dentre diversos fatores de dispersão de resultados em análise topográfica, destaca-se o incorreto preparo dos corpos de prova.
A Microscopia Confocal de Aberração Cromática
(MCAC) vem se mostrando excelente ferramenta na avaliação de superfícies. Esta é uma configuração onde a luz divide-se em diferentes comprimentos de onda definidos pelas diferentes cores da luz, figura 1. À medida que a luz passa pelas lentes do microscópio é refratada em diferentes graus e focalizada [1]. Tal tecnologia possibilita análises topográficas tridimensionais e bidimensionais [2].

Com as imagens, foi possível observar a influência de uma limpeza feita de forma incorreta. Os resquícios de óleo protetivo no corpo de prova alteram significativamente a medição e análise dos dados de volume (Figura 2a). O resultado esperado, a partir da correta assepsia da amostra, é ilustrado pela Figura 2b.

Figura 2 – Topografias: a) Amostra com resíduos de lubrificação e b) Amostra sem resíduos de lubrificação.

Figura 1 – Princípio de funcionamento do Microscópio
Confocal de Aberração Cromática (Shi et al, 2004).
Tratando-se de chapas estampadas e conformadas mecanicamente, os defeitos dividem-se basicamente entre ondulação, desvio de forma e rugosidade [3]. Tais defeitos podem ser simplesmente estéticos ou causar danos e falhas mecânicas.
O primeiro passo para que o estudo produza resultados precisos é a devida limpeza das amostras. O presente artigo tem por objetivo demonstrar que a indevida limpeza das amostras gera resultados incontundentes. Para o desenvolvimento do estudo,
foram

Relacionados