INFLUÊNCIA DA INCORPORAÇÃO DO REJEITO DE MANGANÊS DE CARAJÁS E FILITO DE MARABÁ-PA EM CERÂMICAS VERMELHAS

863 palavras 4 páginas
1. INTRODUÇÃO As indústrias de cerâmicas estão realizando inúmeras pesquisas com o princípio de reduzir e reutilizar os resíduos gerados durante o processo de produção além de propor uma melhoria na qualidade e na eficiência do processo. Durante a extração do mineral gera-se uma grande quantidade de rejeito resultando em impactos ao meio ambiente. Logo, a indústria cerâmica tem grande papel ambiental, pois o mesmo procura viabilizar esse resíduo como substituto de matéria prima na produção de seu material. Com isso, além de reciclagem esses rejeitos a indústria cerâmica preserva a matéria prima, tendo em vista, que esses materiais não são renováveis. A extração do mineral de manganês gera um impacto ambiental severo devido a uma grande quantidade de rejeito produzido. Diante disso, o mesmo está relacionado com o meio ambiente. O manganês tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento dos diversos processos de fabricação do aço, pois é o quarto metal mais utilizado no mundo, como por exemplo, em carros e na construção civil. Devido a isso cerca de 90% de todo manganês consumido anualmente vai para as siderúrgicas e atua como elemento de liga. Sendo que o mesmo é utilizado como elemento de liga e moderado desoxidante. Em aços de baixo carbono, o manganês residual aumenta a sua dureza e resistência. Com isso evidencia-se a grande importância à extração desse elemento.
No Brasil segundo DNPM no ano de 2003 as reservas eram da ordem de 131 milhões de toneladas. No qual, as suas principais reservas estão localizadas nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia e Pará.
As indústrias em geral produzem certa quantidade de resíduo em cada etapa do seu processo produtivo, em maior ou menor quantidade. O problema geralmente é o seu destino, nem sempre ecologicamente correto.
2. OBJETIVO
O presente trabalho tem como intuito produzir cerâmicas estruturais a partir de rejeito de minério de manganês e matérias primas regionais (argila e

Relacionados

  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas