influncia do islamismo em alguns paises

425 palavras 2 páginas
Diversos países com maioria islâmica são teocráticos, ou seja, a religião influencia diretamente na política ou simplesmente controla o Estado. Além disso muitos países da Europa e o próprio Estados Unidos têm muitos imigrantes que professam a fé islâmica. Esse contato acaba trazendo influências gastronômicas, religiosas, de conduta, etc.Um exemplo é a arábia saudita. A monarquia saudita é, além de praticante de uma vertente fundamentalista (wahabismo), eles são os guardiões dos lugares santos do Islã (Meca e Medina). Assim sendo, como uma teocracia, a sociedade e as leis são referenciadas ao Corão, seu livro sagrado e a Xaria (o código jurídico) a ele associado.
No Brasil, o Islamismo chegou, primeiramente, através dos escravos africanos trazidos ao país. Posteriormente, ocorreu um grande fluxo migratório de árabes para o território brasileiro, contribuindo para a expansão da religião. A primeira mesquita islâmica no Brasil foi fundada em 1929, em São Paulo. Atualmente existem aproximadamente 27,3 mil muçulmanos no Brasil.
Existem também varias influencias dos muçulmanos que integram ramificações extremistas da religião, como os sunitas do Afeganistão e os xiitas do Líbano, para os quais o suicídio em nome de Alá, normalmente cometido aos gritos de "Deus é grande", é uma forma suprema de entrega ao amor divino. Irã
89% de muçulmanos xiitas, 10% de muçulmanos sunitas. O país se tornou uma República Islâmica depois da revolução de 1979. Desde então, os aiatolás são a autoridade política máxima, cujo poder se sobrepõe ao do presidente e do parlamento, eleitos em votação popular. Desde o fim da década de 90, o Irã vive uma luta entre os clérigos conservadores e os reformistas, que defendem a flexibilização do regime islâmico.
Egito
94% de muçulmanos sunitas. O Egito é o local de origem da primeira facção radical do Islã, a Irmandade Muçulmana, e deu origem também ao grupo Jihad Islâmica. Depois da execução do presidente Anuar Sadat pelos radicais, em 1981, o

Relacionados

  • Islamismo Arq.
    3368 palavras | 14 páginas
  • Religioes
    9436 palavras | 38 páginas