INFLUENCIA DOS ECONOMISTAS

Páginas: 10 (2363 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
ETEC – CENTRO PAULA SOUZA
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO







A INFLUÊNCIA DOS ECONOMISTAS LIBERAIS
A INFLUÊNCIA DOS PIONEIROS E EMPREENDEDORES





SÃO PAULO
2014














Pesquisas




Site: http://www.geocities.ws/nmcleusa/download.html

Livro: Introdução à Teoria Geral da Administração
Idalberto Chiavenato
4º Triagem
5º edição

A INFLUÊNCIA DOSECONOMISTAS LIBERAIS


A partir do século XVII desenvolveu-se uma variedade de teorias econômicas centradas na explicação dos fenômenos empresariais (microeconômicos) baseadas em dados empíricos, ou seja, na experiência cotidiana e nas tradições do comércio da época. Ao término do século XVIII, os economistas clássicos liberais conseguem aceitação de suas teorias. Essa reação para oliberalismo culmina com a ocorrência da Revolução Francesa. As ideias liberais decorrem do direito natural: a ordem natural é a ordem mais perfeita. Os bens naturais sociais e econômicos são os bens que possuem caráter eterno. Os direitos econômicos humanos são inalienáveis e existe uma harmonia preestabelecida em toda a coletividade de indivíduos. Segundo o liberalismo, a vida econômica deve afastar-se dainfluência estatal, pois o trabalho segue os princípios econômicos e a mão-de-obra está sujeita às mesmas leis da economia que regem o mercado de matérias-primas ou comércio internacional. Os operários, contudo, estão à mercê dos patrões, que são os donos dos meios de produção. A livre concorrência é o postulado principal do liberalismo econômico.

As ideias básicas dos economistas clássicosliberais constituem os germes iniciais do pensamento administrativo de nossos dias (Adam Smith 1723-1790) é o fundador da economia clássica, cuja ideia central é a competição.
Embora os indivíduos ajam apenas em proveito próprio, os mercados em que vigora a competição funcionam espontaneamente, de modo a garantir (por algum mecanismo abstrato que Smith chamava de a mão invisível que governa omercado) a alocação mais eficiente dos recursos e da produção, sem que haja excesso de lucros. Por essa razão, o papel econômico do governo (além do básico, que é garantir a lei e a ordem) é a intervenção na economia quando o mercado não existe ou quando deixa de funcionar em condições satisfatórias, ou seja, quando não ocorre competição livre. Smith já visualizava o princípio da especialização dosoperários em uma manufatura de agulhas e já enfatizava a necessidade de se racionalizar a produção. O princípio da especialização e o princípio da divisão do trabalho aparecem em referências em seu livro A Riqueza das Nações, publicado em 1776. Para Adam Smith, a origem da riqueza das nações reside na divisão do trabalho e na especialização das tarefas, preconizando o estudo dos tempos e movimentosque, mais tarde, Taylor e Gilbreth iriam desenvolver como a base fundamental da Administração Científica. Adam Smith reformou a importância do planejamento e da organização dentro das funções da Administração. O liberalismo econômico corresponde ao período de desenvolvimento da economia capitalista baseada no individualismo e no jogo das leis econômicas naturais e na livre concorrência. A livreconcorrência, por seu turno, criou áreas de conflitos sociais intensos. A acumulação crescente de capitais gerou profundo desequilíbrio pela dificuldade de assegurar imobilizações com renda compatível para o funcionamento do sistema. A partir da segunda metade do século XIX, o liberalismo econômico começou a perder sua influência, enfraquecendo na medida em que o capitalismo se agigantou com odespontar dos Dupont, Rockefeller, Morgan, Krupp etc. O novo capitalismo se inicia com a produção em larga escala de grandes concentrações de maquinaria e de mão-de-obra, criando situações problemáticas de organização de trabalho, de concorrência econômica, de padrão de vida etc.
Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engel (1820-1895), criadores do socialismo cientifico do materialismo histórico,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Influencias dos economistas liberais
  • Influência dos economistas liberais
  • A influência dos Economista Liberais na Administração
  • Influencia dos economistas liberais
  • Os principais economistas do mundo e suas influências
  • Principais Influencias recebidas pelo economista Ladislau Dowbor
  • economista
  • economista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!