INFLUENCIA DA LUBRIFICACAO E DO ANGULO DE FIEIRA NA TREFILACA O

4056 palavras 17 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Curso de Engenharia Mecânica Linha de Formação Mecatrônica

Diego Costa Albergaria

INFLUÊNCIA DA LUBRIFICAÇÃO E DO ÂNGULO DE FIEIRA NA TREFILAÇÃO

Belo Horizonte
2014
Diego Costa Albergaria

INFLUÊNCIA DA LUBRIFICAÇÃO E DO ÂNGULO DE FIEIRA NA TREFILAÇÃO

Trabalho apresentado à disciplina de Conformação Mecânica, ao curso Engenharia Mecânica Linha de Formação Mecatrônica da Universidade Católica de Minas Gerais.
Orientador(a): Tarcísio de Almeida

Belo Horizonte
2014
RESUMO

Este trabalho consiste em avaliar a influência de dois parâmetros fundamentais na trefilação de arames, a lubrificação e o semi-ângulo da fieira. Estudos revelam que o coeficiente de atrito possui efeito significativo na força de trefilação, que decresce à medida que a redução de área diminui. O ângulo de fieira ótimo para a trefilação é obtido quando a distribuição de tensão plástica ao redor do diâmetro do arame torna-se uniforme. Parâmetros como propriedades mecânicas, que são tensões de escoamento, módulo de elasticidade, encruamento e deformação, a lubrificação utilizada no processo, que inclui o coeficiente de atrito, a viscosidade do lubrificante e o tratamento superficial da ferramenta e a geometria da fieira, onde é definido o ângulo de redução, o comprimento da zona cilíndrica e a redução de área controla a deformação do material durante o processo de trefilação e consequentemente a distribuição de tensões na seção transversal do arame.

Palavras-chave: Lubrificação. Semi-ângulo. Fieira. Trefilação.

ABSTRACT

This paperwork consists on evaluate the influence of two fundamental parameters in wire drawing, lubrication and die semi angle. Studies shown that the friction coefficient has a significant effect on the drawing force which decreases as the reduction of area decreases. The optimal die angle for drawing is obtained when the plastic stress distribution around the wire diameter becomes

Relacionados