Influencia ambientais ao pensamento na aquisição de linguagem

Páginas: 22 (5347 palavras) Publicado: 19 de março de 2014
influÊncias ambientais ao pensamento
na aquisição de linguagem
Eduardo Filipe Duarte Nunes1


RESUMO
O presente artigo busca determinar se existe correlação entre pensamento e linguagem, se as influências ambientais afetam o pensamento e por consequência, a linguagem e a maneira como essa influência é exercida. São abordadas, ainda, as conceituações de linguagem pela escola estruturalistae funcionalista.
É apresentada uma comparação entre as contribuições de Saussure e Bakhtin, estabelecendo seus pontos ora divergentes, ora convergentes.
As contribuições de Bakhtin e Vygotsky são utilizadas como elementos cruciais ao entendimento da mútua relação pensamento linguagem, da natureza das influências sofridas e os desdobramentos causados.

PALAVRAS-CHAVE: BAKHTIN. SAUSSURE.VYGOTSKY. PENSAMENTO. LINGUAGEM. AQUISIÇÃO.

ABSTRACT
This article seeks to determine whether a correlation exists between thought and language, whether environmental influences affect thought and consequently the language and the way this influence is exerted. Are also discussed conceptions of language in structuralist and functionalist school.
A comparison between the contributions of Saussure andBakhtin is presented, establishing their sometimes divergent aspects, sometimes convergent.
The contributions of Vygotsky and Bakhtin are used as crucial elements to the understanding of the mutual relationship thought language, the nature of the undergone influences and the unfolding caused.

KEYWORDS: BAKHTIN. SAUSSURE. VYGOTSKY. THOUGHT. LANGUAGE. ACQUISITION.

1. INTRODUÇÃO
Neste artigoabordaremos a forma como as influências ambientais afetam o pensamento e, por consequência, a aquisição e desenvolvimento de linguagem. Trataremos das questões conceituais acerca de pensamento e linguagem, para em seguida nos acercarmos de três correntes que servirão de instrumentalização para elaborarmos nossa conclusão acerca do tema. Começaremos com a escola positivista em Sausurre, para logoem seguida, propositalmente, expor Bakhtim como um antípoda à Sausurre finalizando em Vygotsky, objetivando corroborar o pensamento bakhtiniano.
Influências ambientais sejam elas quais forem podem interferir de tal modo, agudo ou não, que nos levem a alterar nossos próprios pensamentos ou mesmo até, o que pode ser pior, ou melhor, conduzir-nos no desenvolvimento deles mesmos?
E, ao aceitarmosque as influências ambientais podem realmente interferir em nossos pensamentos, podemos depreender também que, via de efeito, podem afetar nossa linguagem, uma vez que pensamento e linguagem detém entre si relação próxima e interferente. Desta forma, infere-se que as influências ambientais são determinantes em maior ou menor grau, para aquisição e desenvolvimento da linguagem.
Não excluímos aconcepção de que a linguagem traz em si características próprias de indivíduo para indivíduo, aceitando alguns postulados da abordagem gerativista. Todavia, certo é que as várias influências ambientais, sejam elas socioculturais, econômicas, ou até mesmo, de natureza física – como o meio ambiente em que está inserido – afetam, alteram ou até mesmo conduzem a aquisição e desenvolvimento de linguagem.Para entender melhor a discussão à que nos propusemos, começaremos com conceituações acerca de pensamento e linguagem, para em seguida nos valermos das contribuições de Saussure, Bakhtin e Vygotsky, como embasamento teórico à nossas considerações.
Uma análise as contribuições teóricas desses autores no campo da linguagem e do pensamento permitirá uma consideração final que embase a premissaapresentada quanto à correlação de pensamento e linguagem sob a influência de fatores ambientais.



2. Compreendendo Linguagem
A linguagem sempre esteve presente durante toda a história da humanidade, sendo um referencial para estabelecer comunicações interacionais entre as pessoas. A linguagem é parte inerente da vida do ser humano, no qual este organiza seu pensamento de forma a expressar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aquisição da linguagem
  • Aquisição de linguagem
  • Aquisição da linguagem
  • Aquisição da linguagem
  • aquisicao de linguagem
  • aquisicao da linguagem
  • Aquisição de linguagem
  • Aquisição da linguagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!