Influe Ncia Do Japa O Em Sa O Paulo

592 palavras 3 páginas
Influência do Japão em São Paulo

Mangás, sushis, karaokês, karatê...Não há duvidas de que a cultura japonesa tem uma enorme influência na cidade de São Paulo. A influência é tanto que há um bairro tipicamente japoneses com traços característicos de sua cultura que nos faz lembrar de Tóquio.

Culinária
O povo brasileiro sempre amou a carne. Presente em praticamente todos os nossos dias, a carne faz parte de nossa cultura apaixonada especialmente por churrascos. Ironicamente, na terra da garoa o que vem fazendo sucesso é a carne de peixe crua, ou melhor, a culinária japonesa.
Em São Paulo, a especialidade com maior números de restaurantes é a japonesa, superando até o churrasco! São cerca de 600 restaurantes derrotando assim os 500 de churrasco.
Um dos caprichos da culinária japonesa, são a aparência de seus pratos, sempre muito bem elaborados visualmente.

É claro que a comida japonesa não é apreciada aqui do mesmo modo que no Japão. Os brasileiros cometem alguns “erros” na hora de apreciar esse tipo de comida. Separamos aqui alguns dos hábitos mais comuns que um japonês jamais faria enquanto come:
1 – Sushi Certo: Levá-lo a boca com o peixe em contato com a língua, para que as nossas papilas gustativas possam sentir o sabor. Errado: Comê-lo com o arroz virado para baixo.
2 - Gari, gengibre Certo: Utilizar entre um bolinho e outro, para limpar a boca e abrir o paladar. Errado: Comer como entrada, sobremesa ou petisco.
3 - Wasabi, pasta verde Certo: Deve ser colocado durante a preparação, entre o arroz e o peixe. Além de dar gosto o wasabi tem funções higiênicas: é antídoto contra intoxicação alimentar e acelera a digestão. Errado: Em cima do peixe ou diluído no shoyu.
4 – Hashi Certo: Manter os palitos paralelos para pegar o alimento. Errado: Cruzá-los ou espetá-los no alimento.
5 – Shoyu Certo: Molhar levemente o peixe e evitar contato com o arroz, o molho serve para acrescentar e não roubar o sabor. Errado: Ensopar o sushi no shoyu, isso torna o bolinho muito

Relacionados

  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas
  • gramatica
    460168 palavras | 1841 páginas