Influências do iluminismo, revolução francesa e dir. humanos na cf/88

Páginas: 9 (2198 palavras) Publicado: 13 de janeiro de 2013
INFLUÊNCIAS DO ILUMINISMO, REVOLUÇÃO FRANCESA E DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS NO PRINCÍPIO DA DIGNIDADADE HUMANA INSERIDO NA CONSTITUIÇÃO DE 1988.

SUMÁRIO

01. INTRODUÇÃO............................................................................................................. 04
02. ASPECTOS GERAIS DO O ILUMINISMO E SUA INFLUÊNCIA...................... 05
03. REVOLUÇÃOFRANCESA E SEUS REFLEXOS NA CONSTITUIÇÃO DE 1988...........................................................................................................................................06
04. DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS..................................08
05.CONCLUSÃO.................................................................................................................10
06 . REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................11
07 . APÊNDICE.....................................................................................................................12

1.
INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é mostrar a influência que o Iluminismo, a Revolução Francesa e a Declaração Universal dosDireitos Humanos tiveram no Princípio da Dignidade Humana inserida na Constituição de 1988, pontificando sua importância. Esse acontecimento não se limitou às fronteiras ou ao tempo, mas superou limites e barreiras e inspirou muitos outros fatos que trouxeram melhoria e evolução de direitos em suas nações.
O princípio da dignidade da pessoa humana surgiu dos grandes movimentoslibertários que buscavam o reconhecimento dos direitos do homem. No início, este princípio estava tão somente relacionado aos direitos humanos e ligado unicamente à noção de liberdade, igualdade e fraternidade, que foram os grandes lemas da Revolução Francesa de 1789.
As raízes do princípio da dignidade da pessoa humana possuem sua base nos movimentos sociais que desencadearam a luta pelos direitoshumanos no mundo, marcando seu início a Declaração dos Direitos da Virgínia de 1776 e pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, com a Revolução Francesa que teve seus ideais inspirados no Iluminismo.
Foi a partir desses acontecimentos (Iluminismo, Revolução Francesa e a Declaração dos Direitos Humanos) que se consolidou a base dos direitos humanos garantidos ao homem e aocidadão, que hoje todos desfrutam.

2. ASPECTOS GERAIS DO O ILUMINISMO E SUA INFLUÊNCIA
O iluminismo foi um movimento cultural, filosófico e pedagógico, que ocupou o século XVIII, e que ocorreu entre a Revolução Inglesa (1688) e a Revolução Francesa (1789), e seus ideais consistiam em um pensamento racional onde as crenças e o misticismo que bloqueavam a evolução humana seriam substituídos pelarazão. E mais especificamente, fazer com que fossem assegurados na Carta Política dos Estados – sua Constituição -, princípios fundamentais inerentes à pessoa humana, os quais são ínsitos ao Direito Natural.
Conhecido como “século das luzes”, o século XVIII foi palco do desenvolvimento iluminista o qual trouxe traços significativos para aquele período e o florescer de um novo tempo, no qual ohomem que antes vivia na “ignorância”, passa a ser o centro das atenções, pois o ato de raciocinar o eleva, sendo este ato capaz de conduzi-lo à felicidade e à verdade.
O iluminismo caracterizava-se pela importância que dava à razão. Somente por meio da razão, afirmava ser possível compreender perfeitamente os fenômenos naturais e sociais. Essas idéias baseavam-se no racionalismo. Defendiam ademocracia, o liberalismo econômico e a liberdade de culto e pensamento. Na verdade, o Iluminismo foi um processo longo do qual as transformações culturais iniciadas no Renascimento prosseguiram e se estenderam pelo século XVII e século XVIII.
O movimento conquistou espaço, entre outros, na Inglaterra, Alemanha e França. Sendo neste último, o pensamento iluminista culminou na Revolução Francesa,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • iluminismo revolução industrial e revolução francesa
  • Revolução Francesa e Iluminismo
  • Feudalismo, iluminismo e revolução francesa
  • Iluminismo, Revolução Francesa
  • Iluminismo, revolução francesa, revolução industrial
  • Revolução Francesa e Iluminismo
  • Revolução francesa e o iluminismo
  • Resumo Iluminismo e Revolução Francesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!