Influências da Lua sobre a Terra

Páginas: 8 (1897 palavras) Publicado: 15 de junho de 2013
Centro de Ciências Tecnológicas – CCT
Curso: Engenharia Mecânica
Disciplina: Estática dos Fluidos







Estática dos Fluidos









São Luís – MA
2013
Os Efeitos da Lua sobre a Terra
Na verdade, a Lua não produz esse efeito sobre as marés sozinha. Os movimentos de subida e descida do nível do mar - as chamadas marés - também sofrem influência do Sol, dependendo daintensidade da força de atração dele e da Lua sobre o nosso planeta. Assim como a Terra atrai a Lua, fazendo-a girar ao seu redor, a Lua também atrai a Terra, só que de um jeito mais sutil. O puxão gravitacional de nosso satélite tem pouco efeito sobre os continentes, que são sólidos, mas afeta consideravelmente a superfície dos oceanos devido à fluidez, com grande liberdade de movimento, da água. Acada dia, a influência lunar provoca correntes marítimas que geram duas marés altas (quando o oceano está de frente para a Lua e em oposição a ela) e duas baixas (nos intervalos entre as altas). O Sol, mesmo estando 390 vezes mais distante da Terra que a Lua, também influi no comportamento das marés - embora a atração solar corresponda a apenas 46% da lunar.
Resumo da história: dependendo da posiçãodos dois astros em relação ao nosso planeta, as marés têm comportamentos diferentes. É aí que entram as fases lunares. Quando a Terra, a Lua e o Sol estão alinhados - ou, como dizem os astrônomos, em oposição ou conjunção -, a atração gravitacional dos dois últimos se soma, ampliando seu efeito na massa marítima. Por outro lado, quando as forças de atração da Lua e do Sol se opõem, quase não hádiferença entre maré alta e baixa. Mas esse jogo de forças não é igual em toda parte, porque o contorno da costa e as dimensões do fundo do mar também alteram a dimensão das marés. "Em certas regiões abertas, a água se espalha por uma grande área e sobe só alguns centímetros nas marés máximas. Em outras, como um braço de mar estreito, o nível pode se elevar vários metros", diz o oceanógrafo JosephHarari, da Universidade de São Paulo (USP).














Tide é chamado à ascensão e queda periódica de todas as águas do oceano, incluindo o mar aberto, golfos e baías. Estes movimentos são devido à atração gravitacional da lua e do sol sobre a água e a própria terra. 
Esta força gravitacional exercício do Sol e da Lua sobre os corpos d'água da Terra, provoca uma oscilaçãorítmica desses corpos d'água, devido à órbita da Terra em torno do Sol e da Lua ao redor da Terra. Não são, portanto, causada tanto pelas marés eo Sol lua. 

A Lua, sendo muito mais perto da Terra do que o Sol, é a principal causa das marés. (Vale lembrar que Isaac Newton mostrou que a atração gravitacional depende das massas dos corpos e a distância entre eles.) 
Corpos d'água e tudo na terra, estãoexpostos também à força centrífuga (distância da Terra), como resultado da rotação da Terra. Nível da maré que é produzido é, por conseguinte, o resultado da combinação destas duas forças (gravitacional + centrífuga). 
Assim, quando a lua está apenas acima de um determinado ponto na terra, a combinação destas forças faz com que a água a subir acima do seu nível normal. Isto é conhecido como amaré alta ou na maré baixa. O mesmo aplica-se para as regiões do lado oposto da Terra. O primeiro é chamado de maré direto, enquanto o segundo é chamado de maré oposta. 
Além disso, ao longo da circunferência formada pelas zonas perpendiculares ao dirigir as fases opostas da maré ocorrer maré ou maré baixa. 

As marés altas e baixas alternadas em um ciclo contínuo. Na maioria dos litorais do mundosão duas marés altas e duas marés baixas por dia lunar (duração média é de 24 horas., 50 min., 28 seg.). 

Da mesma forma, o Sol faz com que a promoção de duas cristas das ondas opostas, mas como o sol está longe da Terra, o seu poder de criar marés é 46% menor do que a lua. 
O resultado da soma das forças exercidas pela Lua e do Sol é uma onda composta de dois picos, cuja posição depende...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A influência da lua sobre a terra
  • A influencia da lua sobre a terra
  • A influencia da lua sobre a terra
  • As influências que a Lua exercem sobre a Terra
  • A INFLUENCIA DA LUA NA TERRA
  • efeito da lua sobre a terra
  • Influencia Do Sol Sobre A Terra
  • Terra-lua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!