Influência do multiculturalismo na escola e sociedade

Páginas: 10 (2344 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
INTRODUÇÃO


Este trabalho tem como objetivo mostrar os principais aspectos relacionados às diversidades e ao multiculturalismo presentes nos documentos LDBEN (Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional), PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana,Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1. Também faz uma análise crítica sobre o projeto Resgatando Valores do dia das mães da professora Márcia Regina. Por fim, o trabalho descreve cinco imagens que podem ser utilizadas para trabalhar pedagogicamente a diversidade e o multiculturalismo.


















DESENVOLVIMENTO


Estudos no âmbito doMulticulturalismo, de autores como Peter McLaren (2000), Vera Candau (2002, 2005), Carlinda Leite (2002), Ana Canen e Antônio Flávio Moreira (2001), entre outros, têm mostrado que, além das determinações de classe, as questões de gênero, raça e sexualidade interferem no gradiente da desigualdade em matéria de educação e currículo.
Andrade defende a importância do conhecimento da realidade dos alunos eratifica,

Consideramos que o conhecimento das condições de vida da criança na sociedade contemporânea é fundamental aos profissionais que atuam com a infância, pois as crianças precisam de profissionais sensíveis à sua condição para que possam ter assegurados seus direitos fundamentais, garantindo melhores condições de vida numa conjuntura social cada vez mais opressora e excludente (2010, p.170).

Necessita-se da importante conscientização do Estado como fonte de investimento, elaboração e implementação de políticas públicas. Segue aspectos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo:

Documentos
Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN9.394/96).
Um dos princípios do ensino é a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura. Os currículos da educação devem ter uma base nacional comum, a ser complementada em cada escola, por uma parte que leve em conta as características da sociedade em que os alunos vivem.
O ensino da arte em suas expressões regionais constituirá componente curricular a promover o desenvolvimentocultural dos alunos. O ensino da história levará em conta as contribuições das culturas e etnias para a formação do povo brasileiro.
A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.  A LDBEN 9.394/96 assegura o direito à igualdade de condições de vida e de cidadania, assim como garante igualdireito às histórias e culturas que compõem a nação brasileira, além do direito de acesso às diferentes fontes da cultura nacional.
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
Os PCN trazem orientações para o ensino que formam a base nacional, dando um apoio e um norte para os educadores. Os Parâmetros curriculares nacionais indicam um objetivo do ensino fundamental para que os alunos sejam capazesde compreender a cidadania, posicionar-se de maneira crítica, conhecer e valorizar a pluralidade.
Sendo assim, o grande desafio proposto para a educação é estabelecer conexões entre o que se aprende na escola e a vida da população brasileira, onde é preciso mudar mentalidades, superar preconceitos e combater atitudes discriminatórias. O ensino direcionado aos alunos com o tema pluralidadecultural oferece a oportunidade de conhecimentos de suas origens como brasileiros e como participantes de grupos culturais específicos onde cada um é importante e que não deve existir discriminação e preconceito com o próximo, pois todos os grupos sociais e étnicos têm as suas histórias e seus valores.
Existem conteúdos atitudinais relevantes que podem ser trabalhados transversalizando com a língua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CURRÍCULO: ESCOLA, SOCIEDADE E MULTICULTURALISMO
  • Sociedade multiculturalismo e direitos
  • a escola eo multiculturalismo
  • Multiculturalismo: mil e uma faces da Escola.
  • Trabalho de sociedade, multiculturalismo e direitos
  • PROVA DE SOCIEDADE, MULTICULTURALISMO E DIREITOS
  • O MULTICULTURALISMO E SUAS DIVERSIDADES CULTURAIS NAS ESCOLAS
  • Multiculturalismo e Diversidades na Escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!