INFLUÊNCIA DE DIFERENTES TIPOS DE ADUBAÇÃO NA PRODUTIVIDADE DO COENTRO

Páginas: 6 (1468 palavras) Publicado: 25 de maio de 2015
INFLUÊNCIA DE DIFERENTES TIPOS DE ADUBAÇÃO NA PRODUTIVIDADE DO COENTRO (CORIANDRUM SATIVUM)

Ana Paula Garcia de LIMA¹; Claudenilde Lopes dos SANTOS¹; Jayne Nóbrega da SILVA¹

Resumo
O coentro (Coriandrumsativum L.) é uma espécie vegetal pertencente à família Apiaceae, herbácea, anual. No Brasil, as folhas são amplamente utilizadas como condimento na culinária, as mesmas são importantes fontesde vitaminas e sais minerais, necessários na nutrição do homem. O objetivo do trabalho foi avaliar a produção de matéria seca (MS) da cultura do coentro em função de adubação orgânica (esterco aviário), mineral (NPK) e completa (orgânica e mineral). O experimento foi conduzido nos meses de outubro e novembro com a variedade verdão. Sendo utilizado um delineamento estatístico inteiramentecasualizado com quatro tratamentos e cinco repetições. A adubação orgânica foi feita com 45g de esterco aviário, a adubação mineral (NPK 4-14-8) com 3.3g e a completa com 45g de esterco e 3,3g de NPK 4-14-8. As médias foram aferidas pelo Teste F a 5% de significância e comparadas pelo teste Tukey, a maior produção de matéria seca das mudas foi obtida com a adubação completa (orgânica e mineral).Palavras-chave: Adubação orgânica, mineral, massa seca.
Introdução
O coentro (Coriandrumsativum) é uma hortaliça da família Herbácea, suas folhas são utilizadas como condimento na culinária, cujo sabor e aroma, muito ativo e peculiar, são incorporados a pratos de peixes, feijão e sopas. A cultura se adapta bem a regiões de clima quente e é intolerante a baixas temperaturas, apresenta precocidade no ciclo (45a 60 dias), o que garante retorno rápido do capital investido, aumentando a renda das famílias envolvidas na exploração, tornando-se então, uma espécie de notável alcance social (Filgueira, 2003).
Visando sempre a produção máxima das culturas, os produtores fazem uso dos diversos tipos de adubos e fertilizantes, em busca do que lhe fornecerá mais produtividade e satisfação ao consumidor. E paraque o produtor possa obter a produtividade esperada é necessário que se faça a adubação adequada, sob condições favoráveis ao desenvolvimento da cultura. E o uso de fertilizante é um meio muito importante de reduzir o custo unitário da produção de alimentos e fibras. Um fazendeiro que utilize eficientemente fertilizantes possui uma grande vantagem competitiva sobre aquele que não o faça. Muitodessa vantagem é repassada para o consumidor na forma de preços mais baixos (Troeh e Thompson, 2007).
Os adubos analisados no presente experimento foram de origem orgânica e mineral, bastante utilizados em todas as formas de cultivo por pequenos e grandes produtores.
Fertilizantes (ou adubos) orgânicos são obtidos de matérias-primas de origem animal ou vegetal, provenientes do meio rural, de áreasurbanas ou ainda da agroindústria (Souza, 2008). Os de origem animal são frequentemente utilizados por produtores que criam animais e utilizam suas excreções como adubo. Em alguns casos são utilizados os dois tipos de adubo a depender das necessidades da cultura, do método de aplicação, entre outros fatores.
Portanto, a efetivação da pesquisa é de extrema importância para fornecer análises eembasamentos sobre o tipo de adubo a ser utilizado em uma cultura de ciclo curto e bastante cultivado, como o coentro, por pequenos agricultores.
O objetivo do trabalho foi avaliar a produção da matéria seca (MS) da cultura do Coriandrumsativumem função da adubação orgânica, (esterco aviário) mineral (NPK) e a completa (esterco aviário e NPK).

Material e métodos
O experimento foi conduzido nos meses deoutubro e novembro de 2014, na cidade de Parauapebas – Pará. Onde foram testados diferentes tipos de adubação em Coentro (Coriandrumsativum).
As adubações foram realizadas em canteiros com um volume de solo de 8,8dm3. Para o adubo mineral foi aplicado 3,30g de NPK por canteiro, desprezando as necessidades do solo e seguindo a recomendação da literatura (20-30 Kg/ha de N, 100-180 Kg/ha de P2O2,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A influência dos diferentes tipos de aquecimentos no desempenho do teste 1rm.
  • s diferentes de tipos de liderança e sua influencia no clima organizacional.
  • INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO VERDE NAS PROPRIEDADES FÍSICA E BIOLÓGICA DO SOLO E NA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DE SOJA
  • Influencia adubacao
  • Tipos de adubaçao
  • Influência do uso de diferentes tipos aparas na formulação do chocolate ao leite
  • Influencia de adubação foliar no soja
  • Produtividade e desenvolvimento da cultura do girassol sob diferentes níveis de adubação de n-p-k.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!