INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO JORNALISMO

Páginas: 6 (1395 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
INTRODUÇÃO

No mundo atual, as pessoas querem participar cada vez mais dos acontecimentos, dando opiniões e interferindo nas ações, querendo mudar o meio em que vivem. Um veículo que facilitou essa manifestação social de interferência nos últimos tempos foi a internet e, posteriormente, as redes sociais. Com isso, jornais, rádios e redes de televisão têm tomado várias iniciativas no âmbitosocial e participativo do jornalismo, fazendo com que as opiniões do público prevaleçam nas atividades jornalísticas, agradando a grande massa social e, em algumas vezes, beneficiando também as empresas de comunicação e de criação jornalística. Portanto, o jornalismo toma um novo rumo, que podemos chamar de um “jornalismo participativo” ou jornalismo de opinião, em que as pessoas fazem a notícia comsuas opiniões e sugestões. Além disso, temos também um Jornalismo em que as notícias se baseiam nos assuntos que estão em alta nas redes e nos comentários da sociedade, principalmente nos novos meios, como as redes sociais.
Para compreendermos o que se passa na atualidade, é necessário compreendermos os antecedentes do que temos hoje. No começo dos anos 80, um estudioso em comunicação ousou emdizer que “os computadores ligados às redes sociais serão as máquinas impressoras do século XXI”. Tal afirmação foi ignorada por muitos especialistas por a considerarem futurista demais, mas hoje vemos que essa previsão está se realizando ainda mais depressa. As mudanças não assinalam, contudo, o fim da imprensa, uma vez que uma vida sem papel exige uma porção de pessoas do lado de fora também sempapel. Em 1995, apenas uma centena de jornais diários estava na web. Hoje, é possível notar a imensa gama de jornais online, que tem sua disseminação beneficiada pelo uso das redes sociais, que é um mecanismo a mais de veiculação e propagação das informações.



























De que forma as redes sociais influenciam o jornalismo?

Uma pesquisa realizada emsetembro de 2010 nos Estados Unidos revelou que mais da metade dos jornalistas entrevistados usam rotineiramente páginas de redes sociais como Facebook, Orkut e LinkedIn como fonte de informações para reportagens e textos analíticos e jornalísticos.
A investigação realizada pela empresa Cision e a Universidade George Washington, tomou como base uma amostra de 400 jornalistas profissionais dagrande imprensa norte-americana. O trabalho mostrou que nove em cada 10 profissionais visitam redes sociais antes de iniciar uma reportagem, entrevista ou artigo. Entre os jornalistas da área econômica a proporção chega a 96% dos casos.
Dois terços dos profissionais consultam regularmente redes sociais como o Facebook e LinkedIn (rede com currículos profissionais) e metade faz o mesmo com sites comoTwitter, Flickr (fotos) e YouTube (vídeos). Os repórteres e editores de jornais online têm maior intimidade com fontes informativas na Web do que as redações de jornais impressos, que por sua vez consultam mais fontes digitais do que os profissionais de revistas semanais ou especializadas.
Apesar do uso crescente de fontes online, os jornalistas entrevistados se mostraram cautelosos sobre acredibilidade das informações pescadas na Web e nas redes sociais. Oitenta e quatro por cento dos entrevistados disseram que as informações online são um pouco menos confiáveis do que as publicadas em veículos convencionais como televisão, rádio, revistas e jornais.
Entre as principais fontes de informação, o sistema de buscas Google contou com a unanimidade dos profissionais consultados pelapesquisa enquanto a segunda fonte mais usada constitui-se numa surpresa. Apesar da controvérsia em torno da veracidade das informações publicadas, a enciclopédia virtual Wikipédia foi considerada a segunda fonte mais consultada pelos 400 jornalistas entrevistados.
Evidentemente a pesquisa não pode ser vista como uma fotografia do comportamento dos jornalistas no geral. A pesquisa foi realizada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A influência das redes sociais no jornalismo impresso
  • Redes sociais e o jornalismo
  • Jornalismo nas Redes Sociais
  • Jornalismo esportivo e redes sociais
  • Influência das redes sociais
  • influencia das redes sociais
  • Influência das Redes Sociais
  • A influencia das redes sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!