Influência da Revolução Industrial como antecedente histórico da Administração.

Páginas: 8 (1988 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2013
Influência da Revolução Industrial como antecedente histórico da Administração.
A Revolução Industrial começou a partir de 1760, na Inglaterra, com a criação da maquina a vapor por JAMES WATT, no setor da indústria têxtil, pela mecanização dos sistemas de produção. Na Idade Média o artesanato era a mais utilizada forma de produzir. Já na Idade moderna tudo mudou. A burguesia industrial, a buscapor maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. O crescimento populacional nos centros urbanos, causados pelo êxodo rural, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias também foi um fator dessa mudança.
A revolução industrial é o marco histórico que deu origem aos estudos administrativos no trabalho e proporcionou a suaevolução. Ela mudou os processos de trabalho, os meios de produção, os destinos desta produção e as formas de organização dos trabalhadores.
De fato a Revolução fez com que os métodos de produção se tornassem mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, fazendo com que os preços diminuíssem e estimulassem o consumo. Por outro lado, aumentou também o número dedesempregados, pois a mão de obra, geralmente artesanal, foi substituída por máquinas.


As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão de obra humana. Como exemplo, das pequenas oficinas dos artesãos e as simples ferramentas. As fontes de energia tradicionais tais como: água, vento e força muscular foram substituídos por máquinas a vapor e pela eletricidade. A transição da base econômica europeiaque deixa de ser agrária e passa a ser industrial junto com os seus processos de produção que antes eram artesanais e se tornaram mecanizados. A velha Europa agrária foi se tornando uma região com cidades populosas e industrializadas. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram consequências da revolução para a sociedade,pois milhares de trabalhadores rurais migraram dos campos para as zonas urbanas em busca de empregos nas fábricas em troca de salários.
A invenção da máquina a vapor impulsionou a revolução industrial e fez com que a humanidade conhecesse pela primeira vez o fenômeno da produção em massa, a demanda era muito maior do que a oferta. Nessa realidade a rotina era de jornadas de trabalho desumanas,chegando até a 17 horas de trabalho por dia, com a utilização até mesmo de crianças como uma alternativa de mão de obra de baixo custo.
Segundo grandes estudiosos, na era das máquinas nunca antes se haviam produzido tanto em tão pouco tempo. Por isso a Revolução industrial significou um aumento sem precedentes na produção de mercadorias. Porém, a vida dos trabalhadores ficou reduzida à miséria e essainsatisfação gerava conflitos com os empresários que sempre com o objetivo de aumentar os lucros pagavam o menor salário possível, enquanto exploravam ao máximo a capacidade de trabalho dos operários. E como resultado do detrimento do homem em relação à máquina surgiu um poderoso movimento social: O movimento operário, com sua forma de organização sindical tendo a greve como forma de lutaespecífica para expor suas insatisfações e necessidades.
Devido a essas condições desfavoráveis, grandes pesquisadores desenvolveram métodos que pudessem resolver a falta de recursos humanos, improdutividade, baixos salários e outros problemas que marcaram a história política da Europa e de outros países atingidos pela Revolução Industrial. Alguns desses pesquisadores são muito conhecidos como FrederickTaylor, Henri Fayol, Henry Ford dentre outros. Eles desenvolveram processos considerados gratificantes para a produção em larga escala, mas também provocaram muita insatisfação humana.
A Revolução Industrial fez um contexto para a aplicação das primeiras Teorias da Administração (surgidas pela interferência primeira da Igreja e das Organizações Militares). Então a Revolução Industrial foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos da administração: Conceitos e antecedentes históricos da administração, da revolução urbana e...
  • a influencia da administraçao na revoluçao industrial
  • A influência da revolução industrial na administração
  • Influencia da revolução industrial na administração
  • A influencia da Revolução Industrial na Administração
  • A influência da Revolução Industrial na Administração
  • A INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA ADMINISTRAÇÃO
  • Influencia da Revoluçao Industrial para a Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!