Influência da mídia na educação física.

Páginas: 5 (1152 palavras) Publicado: 26 de janeiro de 2013
CORPO MIDIÁTICO, ESPORTE, E O PAPEL DO EDUCADOR FÍSICO.
Alexsander Neitzke Mendes[1]

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Cada vez mais informações e discussões sobre atividade física e esporte vêm sendo divulgadas pelos mais diversos meios de comunicação à sociedade, que é atraída por imagens relacionadas à saúde, estética, competições, entre outros. BETTI, et al. (2003) descreve estefenômeno da seguinte forma:
Nesse sentido, as práticas corporais que configuraram a cultura de movimento, especialmente as passíveis de serem espetacularizadas e mercadorizadas, passam a integrar o discurso midiático, servindo tanto de veículo como propriamente de objeto de consumo.
A partir deste novo modo de consumo ditado pela mídia, a atividade física tem sido diretamenterelacionada ao culto do corpo belo e ideal, no qual se estabeleceu um modelo corporal hegemônico, que é diretamente associado à saúde e qualidade de vida. Outro aspecto importante desta analogia entre mídia e educação física é a visibilidade que os meios de comunicação vêm dando às mais diversas modalidades esportivas e não somente ao futebol, como acontecia antigamente. Diante desses aspectos,qual é o papel do educador físico neste processo?


2. O CORPO MIDIÁTICO E O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA.
Aproximando a discussão para a área da Educação Física, observamos que houve um aumento na quantidade de informações veiculadas e publicamente partilhadas, com discursos que utilizam diversas técnicas, como as de resultados imediatos e “mirabolantes” para atingir o máximo deespectadores possíveis. Com isso, o apelo ao corpo bonito, magro e ideal tem atingido cada vez mais a sociedade, o que faz esta se ver diante de uma necessidade de obter tal corpo. Este estereótipo, além de estar associado à estética, também o está subjetivamente à qualidade de vida e saúde, o que é uma interpretação errônea, na maioria das vezes, pois muitas fontes são incorretas e não confiáveis e,ainda segundo BETTI (1999), acabam se sobressaindo em razão da baixa capacidade crítica do público-alvo.
Apesar do considerável número de reportagens encontradas com relação à atividade física e outros assuntos de interesses da área, é perceptível que pouco se tem comentado sobre o papel do educador físico e sua importância para a população. Observa-se também, que profissionais de outrasáreas, como médicos, fisioterapeutas, ex-atletas, entre outros, discorrem sobre assuntos de especialidade e entendimento do educador físico. No entanto, este deveria assumir a tarefa de chamar a responsabilidade para si, bem como avaliar, discutir e intervir na qualidade das informações veiculadas.
Ao nos questionarmos qual seria o papel do educador físico diante deste quadro, JATOBÁ (2009)fala que se faz necessário uma profunda reformulação na relação entre corpo e mídia, e que a Educação Física, como área cientifica, deve coordenar as discussões pertinentes aos reflexos que o corpo midiático pode trazer à população.
Desta forma, a mídia pode influenciar negativamente a imagem do educador físico, pois parte da população acaba por desejar, como diz JATOBÁ (2009), “complexasmudanças fisiológicas em um espaço de tempo demasiadamente curto” e, se assim não conseguir, culpa o profissional, colocando em dúvida seus conhecimentos. Ao mesmo tempo em que o profissional de Educação Física promove tal mudança, levando em consideração os aspectos fisiológicos e o tempo para alcançar este estereótipo com padrões saudáveis, diversas informações são distribuídas pelos meios decomunicação lançando no mercado métodos de obter os mesmos resultados estéticos em menos tempo e com menos esforço, porém a maioria de maneira não benéfica à saúde.


3- ESPORTE, MÍDIA E A EDUCAÇÃO FÍSICA.
Para falar de esporte e, principalmente, discutir suas relações com a mídia, é importante destacar a visibilidade que os meios de comunicação vêm dando às mais diversas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Influência da mídia na atividade física
  • Influência da mídia na atividade fisica
  • A Influência da Mídia na Educação
  • A influencia da midia na educação
  • Mídia e suas influências na Educação
  • A influencia da mídia na educação
  • Sociologia- A Influência da Mídia na Educação
  • Influencia da mídia na educação da criança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!