Influência Africana na formção da língua portuguesa.

Páginas: 3 (677 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
Influência africana na formação da língua portuguesa.
Durante os séculos XVI aos séculos XIX, o tráfico trouxe em cativeiro cerca de 4,5 milhões de africanos originários de duas regiões da Áfricasubsaariana: a região Banta e a região Oeste-Africana ou “sudanesa”. Na metade do século XVI, após iniciar o tráfico entre Brasil e África, observou-se a junção das línguas negro-africanas com oportuguês. Umas das consequências desse contato linguístico foi a participação de falantes africanos na formação da língua e da cultura do Brasil.
A região banta possui mais de 300 línguas muitosemelhantes entre si, falado em mais de 20 países do continente africano, destacando-se no Brasil o quicongo, o quimbundo e o umbundo. Dentre elas destaca-se o quimbundo, língua trazida pelos povos bantos, outradicionalmente conhecidos como Congo-Angola, região do qual foram capturados e traficados para o Brasil na condição de escravo. No século XVIII sua presença foi tão influente que foi publicado emLisboa um livro chamado “A arte da língua de Angola”, do padre Pedro Dias, afim de auxiliar a comunicação em missões jesuítas na região de Salvador.
Quanto a região oeste-africanas ou “sudanesas”, aslínguas que mais influenciaram foram as línguas da família kwa. Seus principais representantes no Brasil foram os iorubas e os povos de línguas do grupo ewe-fon que foram apelidados pelo tráfico, deminas ou jejes. A língua kwa é falada no sudeste da Costa do Marfim, em Gana, Togo e Benim e em parte do sudoeste de Nigéria. O termo kwa deriva da palavra correspondente a "gente".
Destaca-se tambéma influência da mulher negra no leito da família colonial com a função socializadora e o processo de formação linguística exercida pelos negros ladinos junto à escravidão. Ladinos eram aqueles queaprendiam bem cedo a falar princípios de português e podiam participar de duas comunidades sociolinguística diferenciadas: a casa grande (senhores) e a senzala. Na função de “mãe-preta”, teve a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Influência Africana na Língua Portuguesa
  • Influencia africana na lingua portuguesa
  • A influência da lingua africana na língua portuguesa
  • A influencia da cultura africana na língua portuguesa no Brasil
  • Literatura africana em língua portuguesa
  • LITERATURA AFRICANA EM LINGUA PORTUGUESA
  • LITERATURAS AFRICANAS De LINGUA PORTUGUESA
  • Literatura africana em língua portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!