Inflação

Páginas: 4 (784 palavras) Publicado: 16 de julho de 2014
Inflação





Imagine que, cinco anos atrás, você fazia determinada compra com R$ 100,00. Se hoje você fizer a mesma compra, com certeza, gastará mais do que antes. Essa diferença de valoresgastos é um resultado da inflação.

Em Economia, a inflação é definida como o aumento geral dos preços de bens e serviços, com consequente redução do poder de compra do dinheiro. À medida que crescemos índices de inflação, a moeda perde valor, fazendo com que os mesmos produtos sejam adquiridos por uma quantia maior de dinheiro.

O aumento dos índices de inflação num país se deve, basicamente,a três fatores:

1. Alta do custo de produção – a elevação dos preços da mão de obra, da energia elétrica e dos combustíveis, por exemplo, torna o custo de produção maior, o que reflete no preçopago pelo consumidor.

2. Demanda maior que oferta – quando a procura por um produto é maior que a oferta, seu preço tende a aumentar.

3. Gastos do Governo são maiores que arrecadações – quandoo Governo gasta mais do que arrecada, é preciso produzir mais dinheiro (papel moeda) para que as contas sejam pagas. Isso desvaloriza a moeda porque o dinheiro circula em maior volume, mas aquantidade de bens e serviços no mercado continua a mesma.



Consequências do aumento da inflação no país

Além da desvalorização da moeda e a alta dos preços de bens e serviços, a inflação gera, ainda,mais alguns prejuízos à economia e à sociedade:

Alta do dólar e elevação dos preços em importações – enquanto a moeda de um país perde valor, o dólar, que é uma moeda usada em todo o mundo, évalorizado. Com isso, o preço dos produtos importados aumenta, contribuindo ainda mais para o crescimento dos índices de inflação.

Queda de investimentos internacionais – a inflação muito elevada é umsinal de fragilidade da economia, por isso, o mercado internacional foge de investimentos, sobretudo de médio e longo prazos, em países que apresentam esses índices.

Queda de investimentos no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • inflacao
  • Inflação
  • Inflação
  • Inflação
  • Inflação
  • Inflação
  • INFLAÇÃO
  • Inflação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!