Inflação

Páginas: 10 (2261 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2012
CAUSAS E EFEITOS DA INFLAÇÃO NO BRASIL

Resumo
Este artigo mostra as características da inflação. O seu significado, quais são os efeitos ocasionados pelo seu descontrole. Relata o histórico da inflação no Brasil e medidas que foram utilizadas para que a mesma fosse controlada. Explica o cálculo da inflação e quais são os principais índices e institutos que medem e divulgam a taxa de inflaçãono Brasil e o que o Governo faz atualmente para mantê-la em um nível estável. Qual a importância do controle da inflação, e o que isso afeta na renda da população brasileira.
Palavras-chave: Inflação, Índice, Controle.

1. Introdução
Um dos índices mais questionados e contestados em todo o mundo, a inflação originou-se na economia de mercado. Está relacionada diretamente com o poder decompra do consumidor e no poder do Governo em controlá-la. Seus efeitos podem ser alarmantes, em uma economia fraca.
A inflação é ruim para a economia de um país. Quem usualmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que possam lhe garantir a correção inflacionária.
Algumas causas da inflação: emissão exagerada e descontrolada dedinheiro por parte do governo; demanda por produtos (aumento no consumo) maiores que a capacidade de produção do país; aumento nos custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos. A palavra inflação assombra os brasileiros desde a época da industrialização, promovida pelo então presidente, Juscelino Kubitschek, quando os índices começaram a aumentar e atingir à chamada megainflaçãonos anos 80 e 90.
No período atual comparado àquela época, o Brasil passa por certa tranqüilidade, apenas abalada por uma ou outra crise internacional. Os atuais índices inflacionários medidos pelos institutos oficiais demonstram isso.






2. O que é inflação
Em economia, segundo a Griffiths (1981), inflação pode ser entendida como a diminuição do valor de mercado ou de poder decompra do dinheiro. Isso é equivalente a uma elevação generalizada dos níveis de preços – do sistema econômico – dos produtos num determinado país ou região, durante um período, resultando em deterioração do poder aquisitivo da moeda e depreciação dos valores dos ativos. A inflação é algo indesejável na medida em que aumenta os juros, desencoraja a poupança e induz distorções na alocação do capital.Exemplo: Em um país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00. Como o salário do trabalhador não é reajustado por mês, o poder de compra do mesmo vai diminuindo.
Porém para Celso Furtado (2007), a inflação não é um fenômeno monetário ou econômico. Suaorigem está na distribuição entre os grupos sociais de uma economia. Se a inflação fosse um efeito monetário e de neutralidade em relação ao lado real da economia (bens e serviços), sem afetar a distribuição de renda, o aumento generalizado de preços deveria ocorrer de forma simétrica em todos os setores da economia e não é isso que ocorre.
A inflação se divide em três tipos:
a) Inflação deDemanda: ocorre a partir do excesso de Demanda Agregada em relação à produção.

b) Inflação de Custos (de Oferta): ocorre a partir do aumento nos preços de custos de produção, decorrentes do câmbio (matéria-prima importada), salários (aumentos reais via sindicatos), estrutura de mercado (oligopólios).

c) Inflação Inercial: acontece quando os agentes econômicos adaptam suas expectativas a umadeterminada taxa de inflação, sendo essa taxa esperada denominada de “Inflação Inercial”.
Uma vez integrada, ela passa a fazer parte de contratos e acordos informais. A tendência é que essa taxa de inflação aumente no decorrer do tempo, devido ao aumento nos preços superiores às expectativas devido à falta de credibilidade na moeda corrente, o que provocará uma distorção nos preços e uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • inflacao
  • Inflação
  • Inflação
  • Inflação
  • Inflação
  • Inflação
  • INFLAÇÃO
  • Inflação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!