Inflação

Páginas: 6 (1287 palavras) Publicado: 7 de junho de 2011
O que é inflação?
Velha conhecida dos trabalhadores brasileiros na década de 1980, a inflação significa o aumento generalizado de preços e a redução do poder de compra do dinheiro. No dia a dia do cidadão, os efeitos são imediatos. Em um país com inflação de 10% ao mês, por exemplo, 5 kg de arroz valem R$ 10 em um determinado mês e R$ 11 no seguinte.

Altas taxas de inflação afetam a estruturaprodutiva do país. O poder aquisitivo da população cai e os assalariados passam a ter menos dinheiro para arcar com as despesas diárias.
Efeitos da inflação
Altas taxas de inflação provocam distorções na estrutura produtiva do país. Os produtos nacionais ficam mais caros e aumenta a demanda por importações, desequilibrando a balança comercial.

Muitas vezes as medidas adotadas para frear ainflação podem encarecer os produtos feitos no Brasil. Por exemplo, a desvalorização do câmbio, para reduzir o volume de importações, aumenta o custo dos produtos usados no país que vêm de fora, como petróleo, fertilizantes, equipamentos.
Inflação histórica

Os momentos mais turbulentos no Brasil passaram e o ano de 2008 terminou com inflação de 5,9%, confirmando a tendência de estabilidade dosanos anteriores. Mas nem sempre foi assim. As décadas de 1960 e 1970 simbolizaram o início do desequilíbrio econômico no país, que apresentava índices de inflação de 40% ao ano.

Na década de 1980, a média anual subiu para 330% e, entre 1990 e 1994, para 764%. Nos supermercados e comércio em geral, havia mudança diária nos preços dos produtos, que sumiam rapidamente das prateleiras, já que apopulação adquiriu o hábito de estocar alimentos.

Para tentar driblar a chamada “inflação galopante”, o Brasil teve sucessivos planos econômicos. Mas foi a partir de 1994, com a criação do Plano Real, que o país deu os primeiros passos rumo à estabilidade econômica. Era o fim da correção monetária, do congelamento de preços e da inflação acima de dois dígitos.
Metas de inflação
O regime de metaspara a inflação foi adotado em julho de 1999 e se tornou uma das medidas mais importantes para impedir a alta dos preços. Com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), o Banco Central estabelece metas mensais para a inflação e as divulga, comprometendo-se também a manter a estabilidade de preços no país. Para que haja transparência em todo o processo, a população é comunicadasobre os principais planos e decisões relacionadas ao cumprimento dessas metas.
____________________________________________________________

_________

Histórico do Quadro Inflacionário no Brasil
Os índices de inflação no Brasil são medidos de duas maneiras. Uma, pelo INPC, aplicado a famílias de baixa renda (aquelas que tenham renda de um a oito salários mínimos). Outra, pelo IPCA,aplicado para famílias que recebem um montante de até quarenta salários mínimos.
No Brasil os índices de inflação são calculados por institutos de pesquisas econômicas, e não por contadores públicos independentes, separando como reza a boa pratica de governância, o gestor do avaliador. Nem tampouco são auditados por Auditores Independentes. Todas as tentativas de submeter estes índices de inflação aAuditoria Externa foram refutadas pelos economistas responsáveis por estes Institutos. Este fato aumenta o risco de se aplicar em títulos indexados, aumentando a taxa de juro real na economia brasileira[carece de fontes?]. No período de 1964 a 1995, dizem que a ORTN(Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional, títulos públicos da dívida do Tesouro) foi manipulada praticamente todo ano, tendo em vistao prescrito na Constituição de 1946 (embutida na Constituição de 1967, que tinha além daquela Constituição de 1946, os Atos Institucionais, os AIs), e em que, os grandes sindicatos estratégicos da Economia Brasileira tinham força, nos estudos dos índices de preço levantados pelo DIEESE (Departamento Intersindical dos Empregados na Economia, dos Setores Estratégicos), além dos oficiais, da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • inflacao
  • Inflação
  • Inflação
  • Inflação
  • Inflação
  • Inflação
  • INFLAÇÃO
  • Inflação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!