inflação

Páginas: 2 (415 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2013
Entende-se inflação como o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Esse conceito econômico é representado pelo aumento de preços dos produtos num determinado país ou região duranteum período. Em um processo inflacionário o poder de compra da moeda cai, mas quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.
Entretanto, o aumento contínuo epersistente dos preços acaba por envolver toda a economia de uma nação, resultando na perda de força da moeda e a queda do poder aquisitivo das pessoas. O Processo inflacionário pode ser dividido em doistipos: A Inflação de Demanda e Inflação de Custos.
A inflação de demanda acontece quando se tem um aumento na procura de um determinado bem, sem o mesmo correspondente do lado da oferta, logo aeconomia se reequilibra através do aumento no preço desse bem. Por exemplo: Num inverno atípico faz enorme calor o que provoca uma súbita procura no mercado por aparelhos de ar condicionado, no entanto asempresas não contavam com um inverno tão quente e não se prepararam para um aumento na demanda nessa, logo o que é natural acontecer é o preço de tais aparelhos subirem para reequilibrar oferta edemanda. O mesmo acontece com ventiladores, sorvetes, roupas leves, entre outros. Para a inflação de demanda ser combatida, é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem aredução da procura agregada.
Inflação de custos é aquela que deriva de um aumento nos insumos utilizados na produção de um bem e que leva ao aumento deste. É associada à inflação de oferta. O nívelda demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento. As causas mais comuns da inflação decustos são: os aumentos salariais fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente; o aumento do custo de matéria-prima que provoca um super aumento nos custos da produção, fazendo com que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • inflacao
  • Inflação
  • Inflação
  • Inflação
  • Inflação
  • Inflação
  • INFLAÇÃO
  • Inflação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!