Inflação

Páginas: 16 (3793 palavras) Publicado: 9 de maio de 2012
1. INTRODUÇÃO

Vamos iniciar a exposição sobre um dos temas que tem preocupado economias de todas os países do mundo, utilizado como um dos índices de saúde econômica e financeira das nações. Estamos falando do fenômeno chamado inflação, o mais conhecido dos tipos de variação do valor da moeda. Demonstraremos seu conceito, características principais, tipologia e conseqüências. Faremos um brevehistórico sobre a escalada da inflação em nosso país.

2. CONCEITO

É a alta contínua e generalizada no índice de preços, causando depreciação no valor da moeda. Trata-se de um fenômeno universal, comum a praticamente todos os países, variando apenas de intensidade e de época para época.

3. DEFINIÇÃO

Inflação é o aumento persistente dos preços e envolve toda a economia de um país.Isso, consequentemente, resulta numa contínua perda do poder aquisitivo da moeda local. Em sua forma mais extrema (chamada hiperinflação), os preços aumentam tanto que as pessoas procuram não reter dinheiro consigo, nem mesmo por poucos dias, dada a rapidez com que o dinheiro diminui o seu poder de compra. O caso mais grave de hiperinflação ocorreu na Alemanha logo após a primeira guerra mundial. (Umtrilhão por cento, entre agosto de 1922 e novembro de 1923).São quatro as principais teorias sobre a origem da inflação: A quantitativa, a keynesiana, a de custos e a estrutural.
Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.
Exemplo: num país cominflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra.
A inflação é muito ruim para a economia de um país.Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.

4. TIPOS

Existem quatro tipos de variação do valor da moeda:

3.1 - INFLAÇÃO: É a categoria predominante de variação do valor da moeda, podendo ser definida como "alta generalizada dos preços de todos os bens e serviços de maneirapersistente e continua".

3.2 - DESINFLAÇÃO: Seria justamente o oposto de inflação, resultado normalmente de intervenções governamentais como, por exemplo, programas de estabilização, alteração/correção da política econômica resultando na volta da estabilidade dos preços.

3.3 - DEFLAÇÃO: Podemos definir como sendo "queda generalizada dos preços", resultando em valorização da moeda em relação aosoutros ativos e ocorre normalmente em períodos de estagnação econômica.

3.4 - REFLAÇÃO: É a recuperação dos processos deflacionários.

Neste trabalho vamos nos ater ao tipo mais predominante de variação do valor da moeda: a inflação.

5. CARACTERÍSTICAS

Caráter monetário: essencialmente um fenômeno de natureza monetária caracterizada depreciação da moeda, resultante da elevação geral dospreços.
Abrangência: atinge todos os ativos da economia sendo que pode variar de intensidade entre este ou aquele.
Dinâmica: a inflação é um processo dinâmico de preços em alta, não uma situação estática de preços altos.
Persistência: a inflação e um processo de alta persistente e continuado. A corrosão do valor da moeda vai aumentando gradativamente com o passar do tempo.

6. TIPOS DEINFLAÇÃO:

Existem basicamente quatro tipos de inflação, sendo que numa economia ocorre, geralmente, um tipo preponderante, mas sem deixar de ocorrer os outros. Os tipos de inflação costumam manter certa relação com a estrutura de mercado (oligopolista, monopolista, concorrencial, etc.) onde esteja ocorrendo. Os tipos de inflação classificam-se em:

5.1 - INFLAÇÃO DE DEMANDA: Elevação de preços...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • inflacao
  • Inflação
  • Inflação
  • Inflação
  • Inflação
  • Inflação
  • INFLAÇÃO
  • Inflação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!