Inflação no brasil

Páginas: 5 (1197 palavras) Publicado: 16 de fevereiro de 2013
FACULDADE EVANGELICA DO MEIO NORTE
CURSO DE PROCESSOS GERENCIAIS

DAVYSON RODRIGO
FRAKLINILTO
GLEIDISON
FERNANDO
MAGNO
EDUARDO

HISTORIA DA INFLAÇÃO NO BRASIL
Pesquisa apresentado à disciplina de Economia do curso de Processos Gerenciais da Faculdade Evangélica do Meio Norte como pré-requisito para obtenção da terceira nota.

COROATÁ
2012
INTRODUÇÃO

O trabalho apresenta, adefinição de inflção, principais periodos inflancionarios no Brasil, os tipos de moedas que foram criados para tentativa de dimiuição do prblema e mostra os diferentes tipos de inflação.

INFLAÇÃO NO BRASIL

Em economia, inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Inflação é o oposto de deflação.Índices de preços dentro de uma faixa entre 2 a 4,5% ao ano é uma situação chamada de estabilidade de preços. Inflação "zero" não é o que se deseja, pois pode estar denunciando a ocorrência de uma estagnação da economia, momento em que a renda e, consequentemente, a demanda, estão muito baixas, significando alto desemprego e crise.
A palavra inflação é utilizada para significar um aumento nosuprimento dedinheiro e a expansão monetária, o que é às vezes visto como a causa do aumento de preços; alguns economistas (como os da Escola austríaca) preferem este significado, em vez de definir inflação pelo aumento de preços. Assim, por exemplo, alguns estudiosos da década de 1920 nos Estados Unidos da América referem-se a inflação, ainda que os preços não estivessem aumentando naquele período.Mas de um modo geral, a palavra inflação é usada como aumento de preços, a menos que um significado alternativo seja expressamente especificado. Outra distinção também se faz quando analisam-se os efeitos internos e externos da inflação: externamente, a inflação se traduz mais por uma desvalorização da moeda local frente a outras, e internamente ela se exprime mais no aumento do volume dedinheiro e aumento dos preços.
Os índices de inflação no Brasil são medidos de diversas maneiras. Duas formas de medir a inflação ao consumir são o INPC, aplicado a famílias de baixa renda (aquelas que tenham renda de um a seis salários mínimos)e o IPCA, aplicado para famílias que recebem um montante de até quarenta salários mínimos.
Até 1994 a economia brasileira sofreu com inflação alta, entrandonum processo de hiperinflação na década de 80. Esse processo só foi interrompido em 1994, com a criação do Plano Real e a mudança da moeda para o real (R$), atual moeda do país. Atualmente a inflação é controlada pelo Banco Central através da política monetária que segue o regime de metas de inflação.
A moeda nacional do Brasil mudou de nome várias vezes, principalmente nos períodos de altosíndices de inflação. Na maioria das renomeações monetárias, foram cortados três dígitos de zero, estratégia esta que impediu que um quilo de carne custasse cerca de quatro milhões de unidades da moeda vigente, por exemplo.
* Até 1942: Real (Réis)
* De 1942 a 1967: cruzeiro
* De 1967 a 1970: cruzeiro novo
* De 1970 a 1986: cruzeiro
* De 1986 a 1989: cruzado
* De 1989 a1990: cruzado novo
* De 1990 a 1993: cruzeiro
* De 1993 a 1994: cruzeiro real e Unidade Real de Valor (URV)
* De 1994 até hoje: Real

Os processos inflacionários podem ser classificados, segundo algumas características como:
* Inflação prematura - processo inflacionário gerado pelo aumento dos preços sem que o pleno emprego seja atendido.
* Inflação reprimida - processo inflacionáriogerado pelo congelamento dos preços por parte do governo.
* Inflação de custo - processo inflacionário gerado pelo aumento dos custos de produção.
Por causa de uma redução na oferta de fatores de produção, o seu preço aumenta. Com o custo dos fatores de produção mais altos, a produção se reduz e ocorre uma redução na oferta dos bens de consumo aumentando seu preço. A inflação de custo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INFLAÇÃO NO BRASIL
  • A inflação no brasil
  • Inflação no brasil
  • INFLAÇÃO NO BRASIL
  • A inflação no brasil
  • Inflação do Brasil
  • Inflação no brasil
  • Inflação no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!