Inflação do milagre econômico ate os dias atuais.

Páginas: 5 (1088 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2014
Inflação do Milagre Econômico ate os dias atuais

“A inflação pode ser conceituada como um aumento contínuo e generalizado no nível de preços. Ou seja, os movimentos inflacionários representam elevações em todos os bens produzidos pela economia e não meramente o aumento de um determinado preço.” (Manual de Economia 4ª edição, 2003 p.336).
A palavra inflação é utilizada para significar umaumento no suprimento de dinheiro e a expansão monetária assim pode se afirma que a inflação é a expansão da oferta monetária que o governo emite ou estimula uma expansão de credito aumentando o número de moedas nas mãos das pessoas fazendo com que elas gastem, aumentando a demanda fazendo com que os preços subam.
Anos 70
As causas da hiperinflação no país costumam ser relacionadas ao aumento dosgastos públicos durante o governo militar e pela elevação das dividas externas, agravado pela crise mundial derivada do aumento dos preços do petróleo e pela retração na taxa de expansão da economia. A política de substituição das importações que vinha desde o governo Juscelino Kubitschek fez crescer os gastos públicos, e o "milagre econômico" entre o final dos anos 1960 e o início da década de 1970(quando a economia brasileira cresceu à média de 10% ao ano) foi financiado por empréstimos internacionais. A partir de 1973, quando a crise internacional do petróleo fez o custo do barril subir 400% em três meses, de US$ 2,90 para US$ 11,65, a economia brasileira passou a apresentar taxas de inflação crescentes. O PIB já não crescia tanto, e o Brasil entrou na década de 1980 com o pé esquerdo:inflação, dívida externa elevada e indústria defasada.
Entre 1980 e 1993, o Brasil teve cinco moedas diferentes, cinco congelamento de preços, nove programas de estabilização, onze índices diferentes pra medir a inflação, doze ministros da fazenda e dezesseis políticos salariais. A taxa acumulada de inflação entre janeiro de 1980 e janeiro de 1993 foi de 50 bilhões por cento.
Anos 80
Nos anos 80foi um período de transição política do fim da ditadura e o retorno da democracia, quando último presidente militar João Figueiredo recorreu ao FMI para solucionar o endividamento externo do país. A consequência desse empréstimo foi à elevação dos juros, a desvalorização da moeda e outras medidas que provocaram a estagflação (inflação mais estagnação da economia).
José Sarney Presidente daRepública tentava controlar a inflação criando vários planos Cruzados, Bresser e Verão que não deram certo deixando o país em uma situação delicada internacionalmente em estado moratório. Umas das principais causas da inflação é a grande quantidade exagerada de dinheiro em circulação por parte do governo. Com isso a moeda perde seu valor aquisitivo, causando um aumento nos preços. Em 1980 a 1990 oBrasil viveu a terceira e grande crise mundial, sendo a mais profunda e complexa da nossa historia. Período que ficou conhecido como a “década perdida”.
Anos 90
Anos 90 após Sarney não ter conseguido a reeleição Fernando Collor assume a presidência com o objetivo de controlar a inflação tendo como primeiro plano combinar a liberação fiscal e financeira com medidas extremamente radicais com programasde reforma de comércio externo (PICE) de privatização (PND), além do congelamento de preços e salários, o bloqueio de contas correntes e poupanças e a demissão de funcionários e diminuição de órgãos públicos. Não ouve sucesso por causa recessão, desemprego e insatisfação da população.
O segundo plano controlar as altas dos preços e estimular a indústria nacional congelando os preços e salários, adesindexação, a introdução da Taxa de Referência de Juros (TR), a extinção do overnight e programas de estímulos às indústrias e revisão da estrutura tarifária. Apos varias denuncias de corrupção Collor foi à rede nacional pedindo que o povo fosse às ruas de verde e amarelo, o povo foi às ruas de preto pedindo impeachment de Collor. Seu vice-presidente Itamar Franco assume.
Surge o REAL com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O cenario poilitico economico do brasil e do mundo da década de 50 até os dias atuais
  • A importância da Geometria até os dias atuais
  • Da nova republica até os dias atuais
  • evolução do direito até os dias atuais
  • Judaísmo, origem até os dias atuais
  • Tecnologia da Informação até os dias atuais
  • Políticas de saúde até os dias atuais
  • Da nova república até os dias atuais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!