Inflência economica do Japão no Brasil

Páginas: 17 (4039 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
THIAGO HENRIQUE LACERDA RAMOS








INFLUÊNCIA ECONÔMICA DO JAPÃO NO BRASIL NOS DIAS ATUAIS E APÓS A IMIGRAÇÃO JAPONESA NO SÉCULO XIX



PROJETO DE PESQUISAFACULDADE IBMEC BH








BELO HORIZONTE
JUNHO DE 2013
Influência econômica do Japão no Brasil nos dias atuais e após o inicio da imigração japonesa no século XIX

Introdução

O Japão, sendo uma das maiores economias mundiais hoje em dia, já teve seus dias de colapso, passando por uma criseeconômica na qual resultou na emigração de grande parte da população em direção ao Brasil, e o país que os acolheu, que também vivia uma difícil crise “econômica” por causa do fim da escravatura. Logo, foi só unir o útil ao agradável, e os japoneses chegaram ao Brasil no século XIX acreditando que teriam aqui chances de se desenvolverem economicamente e logo após, voltar para a terra do sol nascente comseus problemas financeiros resolvidos e até mesmo, em melhor situação, mas a realidade não foi bem essa, o Brasil utilizou o japonês como um tipo de escravo, até apelidando o estrangeiro como “ escravo amarelo”, pagando-os baixíssimos “salários” e os fazendo viver em casas que não tinham a mínima condição higiênica e estrutural. Com tal realidade em acontecimento, os japoneses fugiram daslavouras cafeeiras que os escravizavam, e começaram a abrir seus próprios negócios no interior e em algumas zonas centrais do país. Os japoneses iniciaram seus negócios com o comércio do café, e logo após a crise de 1929 pela quebra da bolsa de Nova York, os japoneses trocaram suas produções cafeeiras por produções agrícolas de arroz, negócio no qual tem um certo domínio até hoje.
Após o milagreeconômico brasileiro, o Japão iniciou fortes investimentos industriais, no Brasil, nas áreas de extração de minério de ferro, transmissores de rádio e televisão, produção de automóveis, camionetas e utilitários, seguro de vida e produção de laminados planos de aço. O país possuindo tais áreas em sua economia era capaz de negociar suas produções e enriquecer em solo brasileiro. O japão hoje, épraticamente o possuidor do controle da balança comercial entre Japão e Brasil, mas o Brasil também ganha nessas transações, pois amplia seus campos econômicos, tendo assim, várias empresas japonesas visando melhorar os negócios com o Brasil.

Objetivo
Esta pesquisa é composta pelo objetivo de descobrir em quais áreas econômicas e como o Japão influenciou o Brasil após a imigração japonesano século XIX e nos dias atuais.
A pesquisa se desenvolve por meio do estudo de desde a razão da imigração japonesa e em quais áreas os japoneses atuaram assim que chegaram ao Brasil, como foram tratados e como eles puderam contribuir na economia, até o estudo da economia brasileira do século XIX sobre como o país se mantinha e por qual motivo o país aceitou obter tamanho fluxo migratóriojaponês na época.
No decorrer da pesquisa, analisamos em quais áreas e como o Japão é influente hoje em dia na economia brasileira, e também demonstramos que a relação econômica entre o Japão e o Brasil não só beneficia um dos países, mas sim os dois, de certa forma.

Marco Teórico.
O Japão, país insular da Ásia Oriental, que tem como “apelido” o “país do sol nascente” por conta datradução literária dos caracteres de seu nome, é a terceira maior economia do mundo em PIB nominal, com um valor de 5.8 trilhões de dólares, atrás somente da China e dos Estados Unidos, sendo também o quarto maior país do mundo em poder de compra, obtendo o valor de 4,39 trilhões de dólares, atrás dos Estados Unidos, China e Índia. O Japão também é o quarto maior exportador e importador do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações Econômicas Brasil e Japão
  • Estratégias de industrialização economica Brasil e Japão
  • Brasil e Japão
  • Atividades econômicas do Japão
  • Conjuntura Econômica Global
  • brasil x japão
  • Diferença entre Brasil e Japão
  • Centro de integração brasil – japão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!