Infiltração

Páginas: 6 (1262 palavras) Publicado: 3 de maio de 2015
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Edgar Graeff
Departamento de Artes e Arquitetura
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Construção 2 – ARQ1072
Orientador: Silênio Marciano de Paulo
Aluno: Leonino Di Ramos Caiado Neto


INFILTRAÇÃO: CAUSAS E PREVENÇÕES

As infiltrações ocorrem quando um determinado material deixou de isolar devidamente a água. Este material pode ser diverso:
Tintade membrana quando aplicada a fachadas;
Telas asfálticas ou outros materiais quando aplicadas em terraços ou coberturas;
Telhas partidas;
Ruptura de canos de recolha das águas da chuva;
Isolamentos feitos com materiais inapropriados para o sítio em questão (silicones em fissuras, por exemplo).
Porém, também pode se dar o caso de determinadas infiltrações serem devidas a defeitos de construções enão à ineficácia dos materiais. Neste caso, podemos falar, por exemplo, das infiltrações em garagens, que muitas vezes são originadas pelos cursos de água ou pela saturação do terreno, não sendo devidamente travadas por materiais apropriados aquando da construção.
As infiltrações nem sempre podem ser infiltrações. Uma infiltração tem as seguintes características:
Ao tocar sente-se a superfíciemolhada ou húmida;
Os materiais estarão frágeis e é possível desfazê-los facilmente;
A cor da parede ou do material ficará mais escura que o normal em redor;
Poderão aparecer bolores ou fungos, as famosas manchas negras.
Elas não devem ser confundidas com humidade originada pelo mau isolamento térmico, provocada pelas pontes térmicas, pois a superfície pode na mesma estar molhada ou úmida. Na imagemabaixo, podemos ver o exemplo mais comum, os bolores. Normalmente, estes bolores são causados pelo excesso de humidade e tanto podem aparecer por condensação interior, que não é responsabilidade do condomínio, como por infiltração. Neste caso em concreto, todas as pistas apontam para uma infiltração sendo que, nos dias de chuva esta zona amarela poderá ficar molhada ou muito úmida. Se esta for umaparede exterior, a responsabilidade é do condomínio; se for uma parede interior, a responsabilidade não é do condomínio, mas sim do proprietário da casa, ou do vizinho, cuja casa provoca infiltração.




















Este é um exemplo de uma infiltração por humidade ascensional, resultado de uma má ou deficiente impermeabilização no nível do solo. Este tipo de problema é muito mais complicado deresolver do que uma simples infiltração porque implica intervenções muit0 mais profundas, tendo muitas vezes que demolir muitos elementos, como por exemplo, a parede, para que se possa impermeabilizar de forma eficaz.


















Este é um exemplo de uma fissura numa fachada, que pode, entre outras coisas, ser provocado pelo material aplicado e ou também pelos movimentos naturais doedifício. Nestas situações, a água infiltra-se na fissura e vai encharcando a parede até que os primeiros sintomas apareçam. Neste caso, em primeiro lugar, deve-se verificar qual a causa para a fissura e tentar tratar essa causa. Reparando apenas a fissura, em princípio, não resolverá o problema porque a causa continua sem ser tratada, ou seja, a fissura voltará a aparecer.
Para evitar infiltraçõesusam-se impermeabilizantes. Os impermeabilizantes rígidos podem ter a aparência de cimento ou vir na forma de líquidos para adicionar à argamassa ou concreto. Seja qual for o caso, não se esqueça: eles não devem ser usados onde existe risco de trincar. A impermeabilização de cisternas, baldrames, rodapés, contrapisos, muros e áreas molhadas como lavabos, cozinhas e áreas de serviço podem ser feitascom argamassas especiais chamadas "rígidas", porque depois de acabado, o concreto e a argamassa mantêm sua aparência convencional.
Os impermeabilizantes rígidos têm esse nome porque, depois de secos, não se movimentam com a estrutura. E por essa razão só devem ser usados para impermeabilizar locais onde não há risco de fissuras e trincas.
Se bem aplicada a argamassa, ou seja, se todas as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infiltração
  • infiltracao
  • Infiltração
  • INFILTRAÇÃO
  • Infiltração
  • Infiltração
  • Infiltração
  • Infiltração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!