Infertelidade

1570 palavras 7 páginas
INFERTILIDADE
A infertilidade é o resultado de uma falência orgânica devida à disfunção dos órgãos reprodutores, dos gâmetas ou do concepto. Um casal é infértil quando não alcança a gravidez desejada ao fim de um ano de vida sexual contínua sem métodos contraceptivos. Esta definição é válida para o casal com vida sexual plena de amor e prazer (3-5 vezes por semana), em que a mulher tem <35 anos de idade (6 meses se ≥35 anos de idade), e em que ambos não conhecem qualquer tipo de causa de infertilidade que os atinja. Também se considera infértil o casal que apresenta abortamentos de repetição (≥3, consecutivos).

Factores de sucesso na procriação: * Produção e libertação de espermatozóides normais e em número suficiente; * Produção e libertação de oócitos II viáveis; * Capacidade dos espermatozóides fecundarem oócitos II; * Existência de ovidutos onde possa ocorrer a fecundação; * Existência de um endométrio normal onde possa ocorrer a nidação.
Os problemas de infertilidade podem ser causados pela: * Idade avançada - os oócitos da mulher vão perdendo qualidade e por isso capacidade de gerar um embrião; * Obesidade – provoca alterações e distúrbios nos processos de ovulação e uma diminuição do nº de espermatozóides. Há acumulação de tecido adiposo que promove desequilíbrios hormonais (no caso da mulher produz-se mais estrogénio e o seu organismo reage como se estivesse a controlar a reprodução); * Síndrome dos ovários poliquísticos – leva a que ocorram alterações na produção de insulina. * Causas externas como:
> Álcool – altera o nível de estrogénio e progesterona e causa menstruações sem ovulação; pode causar problemas com o feto;
> Cafeína – o corpo não processa tão bem a cafeína durante a fase lútea; há maiores riscos de aborto espontâneo e diminuição do crescimento do feto.
> Causas idiopáticas – desconhecidas.
Causas de infertilidade masculina * Anomalias congénitas dos testículos * Ausência de

Relacionados

  • Infertilidade
    2356 palavras | 10 páginas
  • Fecundação in vitro
    1007 palavras | 5 páginas
  • Trabalho Filosofia
    3350 palavras | 14 páginas
  • Stephanie Ferreira MTB 2011
    27566 palavras | 111 páginas