Infedilidade Conjugual

Páginas: 6 (1381 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015

CEFAS - Centro de Formação e Assistência à Saúde





TRABALHO: Infidelidade Extraconjugal









Erica Leticia M Rodrigues

Jundiaí
2014




Introdução


Segundo a abordagem sistêmica que se iniciou nos Estados Unidos num contexto de mudança de paradigma que tem como foco principal, “reunir para compreender”. Entende-se por Terapia sistêmica uma abordagem onde se trabalhacom o indivíduo, família ou casal usando ferramentas relacionais. O terapeuta dessa área considera o mundo interno do paciente fazendo parte do mundo de relações.
A terapia sistêmica deverá ser conduzida de maneira que o fenômeno ocorrido seja explorado na relação familiar. E como o fenômeno atinge cada individuo da família, fazendo-o reagir de maneira criativa ou destrutiva.
Na terapia sistêmicaproporciona uma reflexão sobre suas questões individuais, que influenciam nos processos de convivência familiar. As técnicas utilizadas na abordagem sistêmicas são focadas no intuito de estabelecer uma aliança em terapia, e contribuir para a melhoria da comunicação nos relacionamentos interpessoais sistêmicos.
Portanto na pratica da terapia sistêmica é necessário ter a escuta para membros dafamília que procuram pela terapia e que comparecem a terapia, e explorar como o fenômeno atinge cada um, e o que cada um acha importante no fenômeno, e assim será construído em conjunto hipóteses sobre as situações no que se refere ao presente e ao passado.




CASAMENTO


O casamento na vida de duas pessoas é importante, pois envolve a união e a constituição de uma família. Ou seja a formação de umanova família de um novo sistema que é focado na sexualidade, companheirismo e na intimidade. E, por mais que o casal se conheça antes do casamento, serão estranhos quando iniciam a convivência efetiva um para o outro, pois buscam desfrutar os prazeres da vida a dois, e com os filhos e prosseguindo o seu desenvolvimento familiar.
Por décadas usou-se o paradigma “para sempre”. Nos dias de hoje esseparadigma foi quebrado, os brasileiros estão encarando o casamento como “bom enquanto durou”, até que as pessoas hoje em dia só se mantém por opção, não seguem mais o padrão social ou econômico relacionado ao casamento.
Na atualidade em que a separação se tornou uma questão a ser pensada no planejamento do casamento, ou na decisão de morar juntos. No caso de efetiva separação, com a possibilidadede pensar em terapia a abordagem sistêmica pode auxiliar o casal a reconstruir a relação e mesmo examinar se querem continuar juntos ou optarem pela separação, pensando na relação familiar como cada um é afetado pelas decisões e como podem lidar com o fenômeno de maneira a terem mais criatividade e diminuição do sofrimento.
Um dos aspectos que poderia ser desenvolvido com o casal é o amadurecimentoda relação, enquanto casal, depois os filhos, e agregados a relação familiar. E ajuda-los a perceber em que estagio da relação familiar se encontra e como podem passar por esse estagio com olhar criativo e assim diminuindo o sofrimento, visto que cada um entende e é afetado pela mesma situação de maneira diferente.
Salientando que o início dos relacionamentos a paixão surge, sendo vivenciados asemoções e sentimentos de maneira profunda, por uma idealização do objeto amoroso, sendo por tempo limitado. Onde a atração física sobressai, e não há interesse pelo crescimento e desenvolvimento do parceiro na relação.
O amor é vivenciado por um sentimento mais duradouro voltado para o “real”, focado na admiração, respeito pela individualidade do outro, completando com o carinho e o sexo. E buscao desenvolvimento, realização e sucesso do parceiro. Com isso há apoio e incentivo ao parceiro.
Quando a comunicação não esta adequada entre o casal, e estabelece -se um distanciamento. O relacionamento pode torna-se apagado, levando a insatisfações e o objeto de amor já não é mais o outro, torna para si e a relação se torna narcisista e destruidora, é mantida por vários motivos individuais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!