Infecções nocomiais

1891 palavras 8 páginas
1. INTRODUÇÃO- INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS, GRANDE CAUSA DE MORTES EM HOSPITAIS.
As Infecções Hospitalares são patologias contraídas pelo paciente após internação em hospitais ou mesmo depois de sua alta, desde que essa infecção esteja relacionada com procedimentos hospitalares, como, por exemplo, uma cirurgia. São conhecidas também como infecções nosocomiais existentes desde o surgimento dos hospitais.
Dentro do termo de infecções hospitalares há as infecções respiratórias ou nosocomiais que são qualquer tipo de infecção do trato respiratório adquirida nos hospitais por pacientes internados, que são extremamente comuns nos hospitais, mas ainda mesmo com o alto índice, é raro encontrar medidas preventivas para erradicar esse tipo de infecção. Isso ocorre devido ao aumento de pacientes nos hospitais que faz com que o cuidado ao suporte ventilatório seja mais dificultoso.
Às altas taxas de incidência, prevalência e morbimortalidade se associam as inúmeras dificuldades referentes ao diagnóstico, ao tratamento e à prevenção de pneumonias nosocomiais. Mas porque é tão difícil impor medidas preventivas e de tratamento referente a esses tipos de pneumonia? E porque esta ainda continua sendo tão frequente nos hospitais apesar de nas últimas três décadas a tecnologia de suporte ventilatório esta se expandindo?

2. JUSTIFICATIVA
A infecção respiratória é um tema extremamente importante, pois segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 2009), a mortalidade global nos episódios de pneumonia nosocomial associada à ventilação mecânica varia de 20 a 60%, refletindo em grande parte a severidade da doença de base destes pacientes. Isso demonstra o alto índice de infecções respiratórias hospitalares, assim com as medidas de prevenção que serão abordadas no decorrer deste estudo, as mesmas poderão ser efetivamente controladas, reduzindo esta alta taxa.
O profissional de enfermagem tem um papel muito importante no controle das infecções

Relacionados