Infecção hospitalat

481 palavras 2 páginas
Herpes Gestacional
Doença auto-imune bolhosa, intensamente pruriginosa, associada com a gravidez, que tende a recorrer em gestações subsequentes. Pode iniciar em qualquer época entre 9 semanas de gravidez e 1 semana pós-parto, com média de início com 21 semanas de gestação. Geralmente, dura várias semanas, mas pode persistir por vários meses após o parto. As lesões consistem de pápulas e placas agrupadas eritematosas e edematosas, lesões alvo, vesículas agrupadas em base eritematosa, e bolhas supepidérmicas tensas. Em alta proporção de pacientes, a erupção inicia ao redor do umbigo e então se espalha sobre o abdome em direção às coxas. As extremidades, palmas das mãos e plantas dos pés podem ser intensamente afetadas. A desordem pode estar associada com outras doenças auto-imunes como doença de Graves e vitiligo.

www.dermits.net

Herpes gestacional

O Penfigóide gestacional é uma doença bolhosa rara, de origem autoimune, que surge na gravidez. Conhecido como Herpes gestacional devido à característica das bolhas, a doença não tem nenhuma relação com o vírus do herpes.
O fator responsável pelo desencadeamento da doença permanece incerto, suspeita-se que decorre de alguma alteração imune relacionada com a placenta.

Manifestações clínicas
O penfigóide gestacional se inicia na fase tardia da gravidez (2º ou 3º trimestres) ou logo após o parto, com o surgimento de erupção cutânea acompanhada de muita coceira.
Geralmente, a erupção inicia-se na região periumbilical e se espalha atingindo o abdome, tronco, nádegas e membros. A doença não afeta a face, as palmas das mãos e as plantas dos pés, nem as mucosas.
Na pele, formam-se pápulas (lesões elevadas) e placas avermelhadas semelhantes às da urticária que evoluem para a formação de vesículas (pequeninas bolhas) e bolhas tensas. Estas, quando se rompem, deixam feridas escoriadas que dão origem à formação de crostas.
Logo após o parto, é possível ocorrer uma exacerbação dos sintomas, mas, como regra geral,

Relacionados

  • APOSTILA DE SAÚDE COLETIVA
    13337 palavras | 54 páginas
  • Apostila do modulo
    6412 palavras | 26 páginas
  • UM OLHAR SOBRE A MASCULINIDADE E SUAS PRÁTICAS DE SAÚDE: UM ESTUDO DOS HOMENS EM TRATAMENTO PARA HIV/AIDS NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
    42191 palavras | 169 páginas