Infecções nocomiais

Páginas: 8 (1891 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
1. INTRODUÇÃO- INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS, GRANDE CAUSA DE MORTES EM HOSPITAIS.
As Infecções Hospitalares são patologias contraídas pelo paciente após internação em hospitais ou mesmo depois de sua alta, desde que essa infecção esteja relacionada com procedimentos hospitalares, como, por exemplo, uma cirurgia. São conhecidas também como infecções nosocomiais existentes desde o surgimento doshospitais.
Dentro do termo de infecções hospitalares há as infecções respiratórias ou nosocomiais que são qualquer tipo de infecção do trato respiratório adquirida nos hospitais por pacientes internados, que são extremamente comuns nos hospitais, mas ainda mesmo com o alto índice, é raro encontrar medidas preventivas para erradicar esse tipo de infecção. Isso ocorre devido ao aumento de pacientes noshospitais que faz com que o cuidado ao suporte ventilatório seja mais dificultoso.
Às altas taxas de incidência, prevalência e morbimortalidade se associam as inúmeras dificuldades referentes ao diagnóstico, ao tratamento e à prevenção de pneumonias nosocomiais. Mas porque é tão difícil impor medidas preventivas e de tratamento referente a esses tipos de pneumonia? E porque esta ainda continuasendo tão frequente nos hospitais apesar de nas últimas três décadas a tecnologia de suporte ventilatório esta se expandindo?









2. JUSTIFICATIVA
A infecção respiratória é um tema extremamente importante, pois segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 2009), a mortalidade global nos episódios de pneumonia nosocomial associada à ventilação mecânica varia de 20 a60%, refletindo em grande parte a severidade da doença de base destes pacientes. Isso demonstra o alto índice de infecções respiratórias hospitalares, assim com as medidas de prevenção que serão abordadas no decorrer deste estudo, as mesmas poderão ser efetivamente controladas, reduzindo esta alta taxa.
O profissional de enfermagem tem um papel muito importante no controle das infecçõesrespiratórias, pois sua ação está diretamente ligada ao paciente, podendo identificar os sintomas da doença e tomando as devidas providencias para o tratamento do mesmo.
É importante também a utilização de meios acessíveis de informação não somente aos pacientes, mas para todos que frequentam ambientes hospitalares e profissionais da saúde.













3. OBJETIVO
Demonstrar informaçõessobre como evitar as infecções hospitalares enfatizando nas infecções respiratórias através de medidas preventivas de controle e de tratamento.
3.1. OBJETIVO ESPECÍFICO
Especificar as causas da pneumonia nosocomial.
Auxiliar o profissional da saúde a identificar pacientes que estão dentro dos fatores de risco, dando auxílio e atendimento especial.
Diagnosticar diferencialmente, a equipemultiprofissional pode estar detectando a doença e tratando os pacientes infectados.
Acionar medidas profiláticas para a prevenção da afecção.
















4. REFERENCIAL TEÓRICO
No mundo, a evolução das infecções hospitalares acompanha a própria história da humanidade, pois indícios de infecções ocorreram nos primórdios dos tempos, principalmente a partir do período medieval, noqual o homem lutava constantemente contra doenças e a morte de inúmeros indivíduos passou a reunir doentes em determinados locais insalubres. Tais indivíduos eram alojados independentes das enfermidades, com péssimas condições de iluminação, ventilação ou assistência.
No Brasil, nas últimas décadas do Séc. XIX, segundo os estudos de Fernandes apud. Machado:

“...os índices de infecçãoverificados entre os pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos chegavam a até 90% e suas causas se relacionavam a falta de regras básicas de higiene e de isolamento dos doentes portadores de doenças infecciosas, causando o que se denominavam na época de “gangrenas dos hospitais”, representando a principal causa de mortalidade nos hospitais brasileiros” (FERNANDES apud MACHADO, 2006; p. 779)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infecções
  • infecções
  • Infecções
  • infecçoes
  • iNFECÇÕES
  • Infecçoes
  • Infecções
  • infecções

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!