Infecção pelo hiv e a sida

Páginas: 12 (2855 palavras) Publicado: 30 de março de 2011
A Infecção pelo HIV e a SIDA

A SIDA – síndroma de imunodeficiência adquirida – foi descrito pela primeira vez nos Estados Unidos em 1981 e tornou-se a maior epidemia em todo o mundo. A SIDA é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Destruindo ou danificando as células do sistema imune o HIV destrui progressivamente a capacidade do corpo lutar contra as infecções e certo tipo decancros. As pessoas que têm SIDA têm a sua vida em perigo porque podem ter doenças que provocam a a morte e que se chamam doenças oportunistas que podem ser causadas por micróbios tais como virus ou bactérias que em geral não causam qualquer problemas às pessoas saudáveis.

Como se transmite o HIV?

O HIV transmite-se mais frequentemente em quem pratica sexo não protegido com um parceiroinfectado. O virus entra no corpo através da vagina, vulva, pénis, recto, ou boca durante o sexo.

O HIV também se transmite pelo contacto com sangue infectado. Antes de haver despiste nos dadores de sangue para a infecção pelo HIV e antes de haver técnicas de destruição do vírus nos produtos derivados do sangue o HIV transmitia-se através de transfusões de sangue contaminado ou de componentes desangue. Hoje, dado que todo o sangue é testado e submetido a tratamento o risco de ficar com HIV a partir de uma transfusão é extremamente pequeno.

A mulher pode transmitir o HIV ao seu bebé durante a gravidez ou no parto. Cerca de um quarto a um terço de todas as mulheres grávidas não tratadas passam a sua infecção ao seu bebé. O HIV também pode transmitir-se aos bebés através do leite de mãesinfectadas. Se a mãe tomar AZT durante a gravidez ela pode reduzir de modo significativo as hipóteses de que o seu filho fique infectado pelo HIV. Se a mãe for tratada com AZT e o parto se der por cesariana as hipóteses de que o filho esteja infectado podem ser reduzidas para um por cento.

Os estudos mostram que o vírus não se propaga para outras pessoas através da saliva pelo beijo. Ninguém sabe,porém, se um beijo mais intenso e prolongado que envolva uma troca de grandes quantidades de saliva ou a prática de sexo oral aumentam o risco de infecção. Os cientistas também verificaram que o vírus não se propaga através do suor, lágrimas, urina ou fezes.

Os estudos em famílias de pessoas infectadas pelo HIV mostraram claramente de que o HIV não se propaga através do contacto casual tal comoa partilha de garfos e colheres, toalhas e roupas de cama, telefones ou sanitas. O HIV não se propaga pelas picadas de insectos tais como mosquitos ou pulgas.

O HIV pode infectar qualquer pessoas que tenha comportamentos de risco tais como:

· Partilha de agulhas e seringas
· Contactos sexuais sem uso de preservativo com pessoas infectadas
· Contacto sexual comalguém que desconheça se é ou não portador do HIV

Quais são os sintomas de infecção pelo HIV?

A maior parte das pessoas não têm sintomas quando ficam infectadas pelo HIV. Algumas pessoas contudo têm sintomas tipo gripe cerca de um a dois meses após a exposição ao vírus. Os sintomas podem ser:

. Diarreia constante
· Febre alta
· Dores de cabeça
· Cansaço· Aumento dos gânglios linfáticos (gânglios do sistema imune facilmente palpáveis no pescoço e virilhas)

Estes sintomas em geral desaparecem dentro de uma semana a um mês e são muitas vezes confundidos com outras infecções virais. Durante este período as pessoas são bastante infectantes e apresentam o HIV em grandes quantidades nos fluídos genitais.

Sintomas mais persistentes ougraves podem não aparecer durante 10 ou mais anos após a entrada do vírus no corpo no caso de adultos e em dois no caso de crianças que nasçam com infecção pelo HIV. Este período de “infecção assintomática” é bastante dependente de cada pessoa. Algumas pessoas podem começar a ter sintomas dentro de poucos meses enquanto que outros podem ficar sem sintomas mais de 10 anos.

· Perda de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HIV SIDA
  • HIV/SIDA
  • hiv sida
  • HIV-SIDA
  • A HIV/SIDA
  • HIV SIDA
  • SIDA
  • HIV SIDA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!