Infecção hospitalar

Páginas: 10 (2446 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
INFECÇÃO HOSPITALAR

Infecção é uma doença que envolve microrganismos (bactérias, fungos, vírus e protozoários). Inicialmente ocorre a penetração do agente infeccioso (microrganismos) no corpo do hospedeiro (ser humano) e há proliferação (multiplicação dos microrganismos), com conseqüente apresentação de sinais e sintomas.Estes sinais e sintomas podem ser, entre outros: febre, dor no localafetado, alteração de exames laboratoriais, debilidade, etc.
As infecções podem acometer diversas localizações topográficas de um indivíduo (partes do corpo), ou disseminar-se pela corrente sangüínea.Alguns agentes têm “preferência” por determinadas localizações .
 A infecção hospitalar é uma síndrome infecciosa (infecção) que o indivíduo adquire após a sua hospitalização ou realização deprocedimento ambulatorial. Entre os exemplos de procedimentos ambulatoriais mais comuns estão: cateterismo cardíaco, exames radiológicos com utilização de contraste, retirada de pequenas lesões de pele e retirada de nódulos de mama, etc.
A manifestação da infecção hospitalar pode ocorrer após a alta, desde que esteja relacionada com algum procedimento realizado durante a internação. Somente umprofissional treinado (médico ou enfermeiro com qualificação especial em Infecção Hospitalar) pode relacionar sinais e sintomas de infecção com procedimentos realizados em unidades de saúde e realizar o diagnóstico de infecção hospitalar.
 O atendimento em unidades de saúde apresenta atualmente grande evolução tecnológica. Pacientes que no passado iriam evoluir a óbito, atualmente não sósobrevivem, como têm boa expectativa de vida, muitas vezes, sem seqüelas. Situações como as de acidentes automobilísticos graves, recém-nascidos prematuros ou de baixo peso e indivíduos que necessitam de transplante de órgãos, são uma demonstração de como o atendimento hospitalar evoluiu.
Em contrapartida, esta melhoria no atendimento e avanço tecnológico aumentou o número de procedimentos possíveis deserem realizados num hospital. Procedimentos que, ao mesmo tempo em que prolongam a vida, trazem consigo um risco aumentado de infecção. Muitos destes procedimentos são invasivos, isto é, penetram as barreiras de proteção do corpo humano. A primeira barreira de proteção do corpo é a pele, entretanto, é a que mais freqüentemente é rompida por procedimentos hospitalares (ex.: punção de veia parainstalação de soro ou coleta de sangue). Ou seja, a melhoria no atendimento possibilita maior sobrevida, mas têm o ônus de elevar o risco de infecção.
Estas técnicas invasivas favorecem a penetração de microrganismos que não pertencem ao corpo do hospedeiro. Para evitar que esta penetração ocorra, os procedimentos precisam ser padronizados de modo a serem desenvolvidos de maneira asséptica (sem apenetração de microrganismos).
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) possui profissionais que deverão executar as seguintes tarefas:
-    Detectar casos de infecção hospitalar, seguindo critérios de diagnósticos previamente estabelecidos.
-    Conhecer as principais infecções hospitalares detectadas no serviço e definir se a ocorrência destes episódios deinfecção está dentro de parâmetros aceitáveis. Isto significa conhecer a literatura mundial sobre o assunto e saber reconhecer as taxas aceitáveis de infecção hospitalar para cada tipo de serviço.
-    Elaborar normas de padronização para que os procedimentos realizados na instituição sigam uma técnica asséptica (sem a penetração de microrganismos), diminuindo o risco do pacienteadquirir infecção.
-    Colaborar no treinamento de todos os profissionais da saúde no que se refere à prevenção e controle das infecções hospitalares.
-    Realizar controle da prescrição de antibióticos, evitando que os mesmos sejam utilizados de maneira descontrolada no hospital.
-    Recomendar as medidas de isolamento de doenças transmissíveis, quando se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infecção hospitalar
  • Infecção Hospitalar
  • infecção hospitalar
  • INFECÇÃO HOSPITALAR
  • Infecção Hospitalar
  • Infecção Hospitalar
  • infecção hospitalar
  • Infecção Hospitalar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!