Infecção Hospitalar

Páginas: 14 (3313 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2014
NUTRIÇÃO

CONTROLE DA INFECÇÃO HOSPITALAR


LISTA DE FIGURAS

TABELA 01 - Indicadores de Infecção Hospitalar em Unidades de Terapia Intensiva de Adultos. Brasil 2001/02.

GRÁFICO 01 - Distribuição das infecções hospitalares em pacientes de Unidades de Terapia Intensiva de Adultos*, por topografia**, em 182 hospitais brasileiros participantes do inquérito, que informaram utilizarcritérios diagnósticos validados. Brasil, 2001/02

FIGURA 01 - Estrutura da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

TABELA 02 - Resume a situação de 13 itens considerados básicos no controle da infecção hospitalar. Como se verá, a situação dos hospitais privados é mais crítica, pois 60,2% – contra 32,3% dos públicos - não tinham executores suficientes na Comissão de Infecção Hospitalar.sumário
LISTA DE FIGURAS

1. INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------- 4

2. DESENVOLVIMENTO ---------------------------------------------------------------------------- 6

3. CONCLUSÃO ---------------------------------------------------------------------------------------- 9

REFERÊNCIAS-----------------------------------------------------------------------------------------15


INTRODUÇÃO

A infecção hospitalar é definida pela Portaria MS n° 2616 de 12/05/1998 como “aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares”. Elas representam complicações relacionadas à assistência à saúde e constituem aprincipal causa de morbidade e mortalidade hospitalar, aumentando o tempo de internação dos pacientes e, com isso, elevam os custos dos hospitais e reduzem a rotatividade de seus leitos. (ANDRADE)
Smeltzer e Bare (2002) definem a infecção como um indicador para uma interação do hospedeiro com um organismo. Já Silva (2007) define a infecção como uma invasão de microrganismos capazes de semultiplicar e desenvolver um estado patológico no organismo superior. Para o mesmo autor infecção hospitalar é o termo utilizado para descrever a infecção adquirida depois de determinado tempo de internação no hospital.
O aparecimento das infecções hospitalares é tão antigo quanto o surgimento dos hospitais. Data aproximadamente do ano 330 a.C. no Império Romano, a existência do primeiro hospital urbano,embora tenha sido relatada a construção do primeiro hospital em 394 a.C. na periferia de Roma Posteriormente, muitos outros foram criados, como o Hotel-Dieu na França, que possuía cerca de 1.200 leitos, muitos dos quais eram compartilhados com outros doentes ( FERNANDES).
Conforme o Concílio de Nicéia, os hospitais eram construídos próximos às catedrais, caracterizando uma função caritativa, deassistência aos pobres, inválidos, peregrinos e doentes (COUTO). Esses espaços de segregação e de exclusão, similares a albergues ou asilos, eram considerados fonte inesgotável de doença devido às características sanitárias e de assistência precárias, não se fazendo presentes, portanto, nem o médico e nem a atividade terapêutica.
Não dispunham de nenhuma forma de sistematização assistencial queevitasse os contágios entre as pessoas ali assistidas, favorecendo a disseminação de doenças, especialmente as de caráter infeccioso. O hospital era mais do que local de cura e cuidado, uma fonte de doença e local de morte (FOUCAULT).

A infecção surge nos hospitais como uma consequência das precárias condições em que as pessoas eram dispostas e atendidas naqueles ambientes. A precariedade dascondições por sua vez, contribuiu para a evolução do conhecimento sobre o hospital e sua finalidade, que, gradativamente, passa a ter uma nova função na assistência à saúde. 
Especificamente no Brasil, as primeiras referências ao controle da contaminação hospitalar, termo utilizado na época, surgiram na década de 50, aproximadamente em 1956, com questionamentos quanto a medidas ambientais,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infecção hospitalar
  • Infecção Hospitalar
  • infecção hospitalar
  • INFECÇÃO HOSPITALAR
  • Infecção Hospitalar
  • infecção hospitalar
  • Infecção Hospitalar
  • infecção hospitalar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!