Infecção Hospitalar

Páginas: 5 (1097 palavras) Publicado: 16 de março de 2014
A infecção hospitalar é aquela adquirida no hospital e que não estava presente ou em incubação quando da admissão do paciente. Ela pode manifestar-se durante a internação ou mesmo após a alta.
Atualmente o termo infecção hospitalar tem sido substituído por infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS), healthcare-associated infection, na língua inglesa. Esta mudança abrange não só ainfecção adquirida no hospital, mas também aquela relacionada a procedimentos realizados em ambulatório, durante cuidados domiciliares e a infecção ocupacional adquirida por profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros).
A infecção é causada por microrganismos ou micróbios - organismos vivos invisíveis a olho nu - que podem ser classificados em: bactérias, fungos, vírus eprotozoários, existentes no ambiente hospitalar, em outros ambientes e mesmo no próprio organismo.
Sem dúvida alguma, as infecções hospitalares constituem um grave problema de saúde pública, tanto pela sua abrangência como pelos elevados custos sociais e econômicos. O conhecimento e a conscientização dos vários riscos de transmissão de infecções, das limitações dos processos de desinfecção e deesterilização e das dificuldades de processamento inerentes à natureza de cada artigo são imprescindíveis para que se possa tomar as devidas precauções. O conhecimento e a divulgação dos métodos de proteção anti-infecciosa são relevantes uma vez que, a atuação do profissional de saúde está na interdependência do material que está sendo usado, como veículo de transmissão de infecção tanto para opaciente como na manipulação dos artigos sem os devidos cuidados.
A variedade de materiais utilizados nos estabelecimentos de saúde pode ser classificada segundo riscos potenciais de transmissão de infecções para os pacientes, em três categorias: críticos, semi-críticos e não críticos.
Artigos críticos: Os artigos destinados aos procedimentos invasivos em pele e mucosas adjacentes, nos tecidossub-epiteliais e no sistema vascular, bem como todos os que estejam diretamente conectados com este sistema, são classificados em artigos críticos. Estes requerem esterilização. Ex. agulhas, cateteres intravenosos materiais de implante, etc.
Artigos semi-críticos
Os artigos que entram em contato com a pele não íntegra, porém, restrito às camadas da pele ou com mucosas íntegras são chamados de artigossemi-críticos e requerem desinfecção de médio ou de alto nível ou esterilização. Ex. cânula endotraqueal, equipamento respiratório, especulo vaginal, sonda nasogástrica, etc.
Artigos não críticos: Os artigos destinados ao contato com a pele íntegra e também os que não entram em contato direto com o paciente são chamados artigos não-críticos e requerem limpeza ou desinfecção de baixo ou médionível, dependendo do uso a que se destinam ou do último uso realizado. Ex. termômetro, materiais usados em banho de leito como bacias, cuba rim, estetoscópio, roupas de cama do paciente

PRECAUÇÕES PADRÃO
Aplicam-se a todos os líquidos corporais, sangue, secreções e excreções independentemente de sua condição infecciosa ou da presença ou ausência de sangue visível. Também se aplicam à pele lesadae as membranas mucosas dos pacientes.
1- Higiene das mãos
™ Antes e após o contato com o paciente.
™ Entre dois procedimentos realizados para o mesmo paciente.
™ Após o contato com materiais biológicos.
2. Uso de luvas
Obrigatório sempre que houver contato ou risco de contato com;
™ Secreções, excreções, sangue e líquidos corporais
™ Artigos/superfícies sujos com material biológico.™ Se houver contato com material infectado no mesmo paciente – Trocar a luva.
™ Vestir luvas limpas antes de manipular mucosas ou pele não íntegra.
™ Retirar as luvas imediatamente após o uso, e lavar as mãos

3. Uso de avental
Utilizar como barreira física na possibilidade de contato com material biológico.
Desprezar imediatamente após uso.

4. Uso de máscara e óculos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infecção hospitalar
  • Infecção Hospitalar
  • infecção hospitalar
  • INFECÇÃO HOSPITALAR
  • Infecção Hospitalar
  • infecção hospitalar
  • Infecção Hospitalar
  • infecção hospitalar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!