INFECÇÃO HOSPITALAR E FATORES DE VIRULÊNCIA DOS BACILOS GRAM- NEGATIVOS

Páginas: 8 (1939 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014
15/5/2013




UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS








FATORES DE VIRULÊNCIA DOS BACILOS GRAM- NEGATIVOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA INFECÇÕES HOSPITALARES

















SUMÁRIO











INTRODUÇÃO



O trabalho foi feito sobre bases coletas de artigos, livros e pesquisas, tem porfinalidade retratar as infecções por bacilos gram-negativos.
As infecções são dadas pelos traços distintivos dessas bactérias que apresentam uma dupla membrana que rodeia cada célula bacteriana. Apesar de todas as bactérias terem uma membrana celular interna, as bactérias gram-negativas têm uma única membrana externa, este evita que certos fármacos e antibióticos penetrem na célula, o que explicaparcialmente a razão por que são habitualmente mais resistentes aos antibióticos do que as bactérias gram-positivas. A membrana externa das bactérias gram-negativas é rica numa molécula chamada lipopolissacárido que quando na corrente sanguínea podem desencadear uma grande quantidade de sintomas, incluindo febre alta e uma descida acentuada da tensão arterial, por essa razão os lipopolissacáridosão conhecidos frequentemente pelo nome de endotoxinas.
A caracterização deste grupo de bactérias é de grande importância nos casos de infecção hospitalar, pois apresentam resistência elevada a vários antibióticos e são capazes de causar infecções graves em pacientes imunossupremidos, infecções em queimados, infecção crônica em pacientes com fibrose cística e ulcera córnea em usuário de lentes decontato.
Dependendo de cada espécie das Gram-negativas, podemos ter vários fatores de virulência que podem ou não serem semelhantes. Em virtude disso abordaremos quatro gêneros de Gram-negativos, cuja sua ação patogênica é importante nos caso de infecções hospitalares, e são eles: Pseudomonas, Acinetobacter, stenotrophomonas e burkholderia.

1. Pseudomonas


As espécies dogênero Pseudomonas são bacilos Gram-negativos, aeróbios e móveis que possuem necessidades nutricionais mínimas, sobrevivendo em uma grande variedade de ambientes, são encontrados amplamente distribuídos no solo e na água, e fazem parte da microbiota normal do trato intestinal e pele. O principal patógeno humano do grupo é o Pseudomonas aeruginosa, podendo causar infecções oportunistas especialmente em pacientes emambiente hospitalar com o quadro médico de imunodepressão, vítimas de queimaduras, pacientes com câncer ou fibrose cística, crescendo facilmente mesmo em condições desfavoráveis aos outros microrganismos e possuem resistência intrínseca e adquirida aos antimicrobianos mais comuns, sendo causa frequente de infecções.
Pseudomonas é uma bactéria invasiva e toxigênica e o conhecimento de seus mecanismos depatogênese são muito importantes para os profissionais de saúde pela sua alta incidência hospitalar. Diante disto são analisados os fatores que lhe confere virulência, que são os fatores próprios das bactérias utilizados para produzir as infecções. Estes fatores podem ser estruturais ou produzidos e liberados para o meio

Principais fatores de virulência de Pseudomonas:

Fímbrias ou pili quese estendem a partir da superfície celular;
Flagelo que confere mobilidade;
Cápsula polissacarídica com ação anti-fagocitária, importante para escapar do Sistema Imune do hospedeiro;
Proteases que destroem proteínas da matriz extracelular;
Fosfolipase C que hidrolisa a lecitina, um fosfolipídio da membrana celular das células animais;
Hemolisina que promove morte celular, principalmenteentre as células de defesa;
Toxina A que promove necrose tecidual por interromper a síntese de proteínas nas células, mecanismo semelhante ao da toxina diftérica;
Endotoxina (lipopolissacarídeo – LPS) presente na membrana externa, responsável pelas manifestações sistêmicas.
Para causar a doença essa bactéria precisa inicialmente se fixar à pele ou às mucosas do paciente, através de suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bacilos relacionados á infecção hospitalar
  • Fatores de virulência
  • Fatores de virulencia
  • gram-negativo e gram-positivo
  • Fatores de virulência
  • GRAM POSITIVO E GRAM NEGATIVO
  • Grans positivos e grans negativos
  • GRAM POSITIVO GRAM NEGATIVO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!