INFARTO AGUDO NO MIOCÁRDIO EM MULHERES

Páginas: 14 (3461 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2014
1. INTRODUÇÃO


A Doença Arterial Coronariana (DAC) é uma doença cuja fisiopatologia se explica pela lesão endotelial progressiva severa das artérias coronarianas, resultando em uma diminuição do aporte de oxigênio, que culmina, na maioria dos casos, em episódios isquêmicos de gravidades variadas. Isso se deve a oclusão causada por uma placa de ateroma normalmente deslocada para artérias demenor calibre, o que resulta em hipóxia tecidual. Cerca de 50% a 90% das pessoas que apresentam algum tipo de angina no peito, clínica e eletrocardiograficamente comprovada, mostram lesões ateroscleróticas. (1)
O Infarto Agudo do Miocárdio é uma manifestação isquêmica severa, caracterizado pela oclusão coronariana aguda de origem trombolítica, derivada da ruptura de uma placa de ateromavulnerável, gerando uma necrose significativa do músculo cardíaco. (2)
No ano de 2010, as doenças do aparelho circulatório, constituíram a terceira maior causa de internação hospitalar, representadas por 210.046 internações por doença isquêmica do coração, correspondendo a 29% dos óbitos. O número absoluto de óbitos por doenças isquêmicas do coração naquele ano foi de 99.408 ou 52,11 óbitos/100 milhabitantes. A prevalência da DAC na população adulta está estimada em 5 a 8%. (3)
Ainda em 2010, foram registrados 79.954 casos de morte associados à Síndrome Coronariana Aguda (SCA), que é uma síndrome normalmente encontrada em pacientes com DAC e que as mulheres no climatério estão susceptíveis a desenvolvê-la. Estudo prospectivo estima que as doenças cardiovasculares serão a principal causa demorbimortalidade em 2020, responsável por 40% das mortes. (4)
A DAC, nas últimas décadas, tem se transformado em uma verdadeira epidemia mundial, onde se observa um aumento em progressão geométrica. Nesse contexto, é relevante a adoção de medidas preventivas a fim de evitar a evolução, recorrência e a complicação da doença coronariana, além de minimizar suas sequelas, objetivando reintegrar oindivíduo às suas atividades sociais e laborativas, preservando, assim, sua qualidade de vida. (5)
No Climatério a mulher sofre várias alterações devido ao declínio de alguns hormônios ovarianos esteróides (progesterona e estrogênio), o que proporciona um aumento significativo das doenças cardiovasculares sendo a DAC uma das principais causas de mortalidade. (6)

Dentro dessa perspectiva, na atençãoà saúde da mulher no climatério o enfermeiro deve estar habilitado a reconhecer os principais sinais e sintomas característicos de alterações cardiovasculares, a fim de inferir tendo como base o processo de enfermagem. (1)
Dessa forma, tomamos o presente estudo de caso como método importante de compreensão dentro das abrangentes considerações a respeito do IAM e as alterações sofridas pelamulher no climatério visto que nesse período da vida da mulher a incidência de eventos cardiovasculares aumentam significativamente. (2)






















2. OBJETIVO


O presente estudo tem o objetivo identificar as principais alterações cardiológicas apresentadas por uma mulher, no climatério, acometida pelo Infarto Agudo do Miocárdio subsidiando o planejamento daassistência de enfermagem.





















3. REVISÃO DE LITERATURA


3.1. DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA
A Doença Arterial Coronariana é caracterizada pela lesão endotelial, seja por anormalidades estruturais ou funcionais de um vaso - geralmente por uma placa aterosclerótica- que acaba culminando na anóxia tecidual e consequente morte celular. Essa modalidade decardiopatia isquêmica pode ser subdividida em classes segundo a sua extensão. (7)
Existem fatores externos e muitas vezes determinado pelos hábitos de vida do indivíduo que desencadeiam reações inflamatórias do tipo proliferativas no endotélio dos vasos estimulando um agregamento periendotelial. Tais fatores como: o envelhecimento, a obesidade, o tabagismo, a Hipertensão Arterial Sistêmica, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infarto agudo do miocardio
  • Infarto agudo do miocardio
  • Infarto agudo do miocárdio (iam)
  • Infarto agudo do miocárdio (iam)
  • Infarto agudo do miocárdio
  • infarto agudo do miocardio
  • Infarto agudo do miocardio
  • Infarto Agudo do Miocárdio(IAM)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!