Infarto agudo do miocárdio

Páginas: 7 (1593 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2012
O INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO

Em situações normais, o sangue é bombeado pelo coração e circula, através das artérias e veias, irrigando todos os tecidos do corpo, inclusive o próprio coração. No Infarto Agudo do Miocárdio, há uma interrupção ou diminuição do fluxo de sangue para o coração, levando a uma redução da quantidade de oxigênio que chega ao músculo cardíaco. Quando o coração não recebeoxigênio em quantidade suficiente, ocorre lesão da musculatura e, dependendo do tempo de duração deste bloqueio, uma parte do coração morre e para de funcionar.
O Infarto Agudo do Miocárdio pode ocorrer em qualquer idade, porém percebe-se que quanto maior a idade, aumenta o número de indivíduos acometidos pelo IAM, além da presença de fatores predisponentes à aterosclerose, sendo eles: ahipertensão, o tabagismo, diabetes mellitus, hipercolesterolemia e outras causas de hiperlipoproteinemia.
Quase 10% dos IAM ocorrem em indivíduos com idade inferior a 40 anos, enquanto 45% são observados em indivíduos com idade inferior a 65 anos. Os negros e os brancos são afetados com igual freqüência, sendo que os homens, apresentam maiores riscos de serem acometidos pelo IAM do que as mulheres.Para Robbins (2000), a conseqüência da obstrução da artéria coronária consiste em perda de suprimento sangüíneo necessário para o miocárdio, assim induzindo varias conseqüências morfológicas, bioquímicas e funcionais. A oclusão de uma artéria resulta em isquemia e potencialmente, morte celular.
De acordo com Boundy (2004), o diagnostico de Infarto Agudo do Miocárdio pode ser firmado tardiamente, ouaté mesmos passar despercebido, porque o paciente idoso não apresenta os sinais e sintomas, do Infarto Agudo do Miocárdio. Geralmente, não há dor e, além disso, o idoso é mais suscetível a sofrer um Infarto Agudo do Miocárdio silencioso.

2 FATORES DE RISCO QUE LEVAM AO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO
Segundo Morton (2007), por meio de estudos epidemiológicos, foram identificados vários fatores derisco que levam ao acometimento do Infarto Agudo do Miocárdio. Eles foram classificados em dois grupos: os fatores de risco importantes e os fatores de risco contribuintes.
Os fatores de risco importante são:
Idade: O aumento da idade está associado às mudanças anatômicas e hemodinâmicas no sistema cardiovascular. Essas alterações incluem degeneração do colágeno, perda de elastina, espessamentoda camada média vascular e redução da complacência vascular. Isso ocorre mais precocemente no sexo masculino. Já no sexo feminino, o Infarto Agudo do Miocárdio acomete numa idade mais avançadas. A idade média em que os homens são acometidos pelo IAM está entre 45 anos, enquanto as mulheres a idade é acima de 55 anos.
Sexo: A morbidade e mortalidade do Infarto Agudo do Miocárdio são maiores emais precoces no sexo masculino. Os hormônios femininos aumentam o HDL e com o aumento do HDL, diminui o nível de colesterol no sangue, além de que a mulher tem hábitos de vida mais saudáveis que os homens.
Hereditariedade: Mesmo quando os fatores de risco causadores das doenças cardíacas são controlados, se a pessoa tem um dos pais ou irmão que desenvolveu doença cardíaca antes dos 55 anos deidade, geralmente possui um risco duas a seis vezes maior para desenvolverem Infarto Agudo do Miocárdio, do que aqueles sem antecedentes familiares, embora se presuma que o risco seja uma combinação de influências ambientais e genéticas.
Tabagismo: A nicotina do cigarro provoca um estreitamento da artéria capaz de diminuir a oferta de sangue para as artérias do coração, além de que a nicotina podeaumentar a pressão arterial e o número de batimentos do coração por minuto, aumentando, assim, o risco de Infarto.
Colesterol e Triglicerídeos: São gorduras encontradas no sangue importante para o ser humano, mas níveis elevados são maléficos. Como não se dissolvem totalmente na água, elas são transportadas no sangue em forma de partículas chamadas VLDL, LDL e HDL. As LDL levam o colesterol para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infarto agudo do miocardio
  • Infarto agudo do miocárdio (iam)
  • Infarto agudo do miocárdio (iam)
  • Infarto agudo do miocárdio
  • infarto agudo do miocardio
  • Infarto agudo do miocardio
  • Infarto Agudo do Miocárdio(IAM)
  • INFARTO AGUDO NO MIOCÁRDIO EM MULHERES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!