Infarto agudo do miocárdio (iam)

Páginas: 5 (1045 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
Infarto Agudo do miocárdio (IAM)
Refere-se a um processo dinâmico pelo qual uma ou mais regiões do músculo cardíaco músculo cardíaco experimentam uma diminuição grave e prolongada de oxigênio devido ao fluxo sanguíneo coronariano insuficiente, subsequentemente, ocorre a necrose ou “norte” do tecido miocárdico. O estabelecimento do infarto agudo do miocárdio pode ser súbito ou gradual, levando aprogressão do evento até o término aproximadamente três a seis horas.
Fisiopatologia e Etiologia
A doença grave da artéria coronária (estreitamento maior que 70% da artéria) precipita a formação do trombo, a hemorragia intramural dentro das placas ateromatosas faz com que a lesão aumente e oclua o vaso; também pode ocorrer a hemorragia dissecante.
A placa rompe-se para dentro da luz vascular,e um trombo forma-se no ápice da lesão ulcerada, resultando em oclusão vascular, outros fatores etiológicos são o espasmo da artéria coronária, embolia da artéria coronária, doenças infecciosas que provocam inflamação arterial, hipoxia, anemia e esforços ou estresse intenso sobre o coração na presença de doenças significativa da artéria coronária.
Ocorrem graus distintos de lesão do músculocardíaco entre eles:
* Zona de necrose: morte do músculo cardíaco provocada por privação extensa de completa de oxigênio; lesão irreversível;
* Zona de lesão: região do músculo cardíaco que circunda a área de necrose; inflamada e lesionada, porém ainda viável, quando a oxigenação adequada pode ser restaurada.
* Zona de isquemia: região do músculo cardíaco que circunda a área de lesão, que éisquêmica e viável; não está em risco, a menos que ocorra a extensão do infarto.
De acordo com as camadas do músculo cardíaco envolvidas, os IAMs podem ser classificados como;
* Infarto transmural (onda Q)- área de necrose ocorre em toda a espessura do músculo cardíaco;
* Infarto subendocárdio (não- transmural\ não-Q)- área de necrose fica confinada á camada mais interna do coração quereveste as câmaras.
A localização do IAM é identificada como a localização do músculo cardíaco lesionado dentro do ventrículo esquerdo: inferior, anterior, lateral e posterior ou ventrículo direito.
Manifestações Clínicas
1. Dor torácica
2. Sudorese, pele fria e úmida, palidez facial.
3. Hipertensão
4. Bradicardia ou taquicardia
5. Batimentos ventriculares e\ou atriaisprematuros
6. Palpitações. Ansiedade intensa, agitação.
7. Vertigem, fraqueza acentuada.
8. Náusea, vômito, soluços.
9. Sintomas atípicos: desconforto epigástrio ou abdominal, sensações de formigamento ou dor contusa, dispneia, fadiga extrema.
Avaliação Diagnóstica
Alteração do ECG- geralmente dentro de duas a 12 horas, mas pode levar 72 a 96 horas, o tecido necrótico, lesionado eisquêmico alterado a despolarização ventricular, depressão do segmento S-T e a inversão da onda T indicam um padrão de isquemia. A elevação do S-T indica padrão de lesão.
Elevação das enzimas e Isoenzimas, as enzimas são coletadas AM um padrão, geralmente na admissão e a cada seis a 24 horas, até que três amostras sejam obtidas, a CK e a LDH podem ser clivadas em isoenzimas, mais órgão-específico.
ACK-MB é especifica para o músculo cardíaco e, assim, a enzima mais sensível para determinar o comprometimento do músculo cardíaco.
LDH e LDH são específicas para músculo cardíaco e, assim, mostram-se elevadas.
Outros Achados
-Troponinas cardíacas elevadas
- Miogloninas elevadas
- Os leucócitos e a velocidade de hemossedimentação elevam-se devido ao processo inflamatório associado ao músculocardíaco lesionado.
- O mapeamento com radionuclídeo permite o reconhecimento das áreas de perfusão diminuída.
- A PET determina a presença de lesão reversível do músculo cardíaco, tecido necrótico e se é irreversível; pode ser determinada a extensão em que o músculo cardíaco lesionado respondeu ao tratamento. A ecocardiograma é utilizada para avaliar a função ventricular. Ele pode ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infarto Agudo do Miocárdio(IAM)
  • Infarto agudo do miocárdio (iam)
  • IAM-Infarto Agudo do Miocárdio.
  • IAM infarto agudo miocardio
  • IAM-INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO
  • Iam
  • Assistência cardiovascular no iam (infarto agudo do miocárdio)
  • Infarto agudo do miocardio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!