INF451 - UFV - Prova 1 - 2013/2

587 palavras 3 páginas
INF451 - Sistemas Operacionais - Primeira Prova - 2013/2

1) a) Cite 3 motivos de serviços oferecidos pelo sistema operacional e explique a função de cada um desses serviços.
-Manipulação de arquivos: através dele é possível criar, escrever, ler e destruir arquivos. Através da leitura e escrita, é possível copiar, imprimir, consultar e atualizar arquivos, além de diversas outras operações.
-Execução de programas do usuário: o SO recebe o nome do arquivo, aloca memória para o programa, copia o conteúdo do arquivo para a memória principal e inicia sua execução.
-Proteção entre processos: em um ambiente multiprogramado, o SO faz a proteção de processos de modo que um não acesse a memória reservada para outro.

b) Qual a diferença entre chamada de sistema e programa de sistema? Cite um exemplo de cada.
Uma chamada de sistema é uma chamada ao Kernel do SO, tranferindo a execução do processo atual para uma rotina do sistema para que este se encarregue da tarefa. Um exemplo de chamada de sistema é a que corresponde à impressão de caracteres na tela de um terminal.
Um programa de sistema é um programa comum, com o diferencial de executar uma tarefa simples, porém essencial ao sistema. Um exemplo é são os utilitários para manipulação de arquivos.

c) Dois conceitos importantes na evolução dos sistemas operacionais são a multiprogramação e o compartilhamento de tempo. Explique o ganho obtido ao se combinar estes dois conceitos em sistemas de tempo compartilhados multiprogramados.
O ganho obtido está em obter maior trabalho da mesma quantidade de hardware disponível, uma vez que recursos independentes podem ser acessados simultaneamente por processos diferentes, o que diminui o tempo de ociosidade dos recursos, principalmente do processador.

2) Suponha 3 processos P1, P2 e P3 com os tempos de execução mostrados na figura abaixo. As áreas claras representam ciclos de instrução de processador e as áreas escuras representam uma

Relacionados