Infäncia x violëncia infantil: os prejuízos para a sociedade contemporänea

Páginas: 6 (1446 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2012
Esta pesquisa tem o objetivo de nos alertar contra os prejuizos que a sociedade terá com a violëncia infantil. Os maus-tratos infantis vão desde uma palmada, o uso da força que pode causar lesões e levar a morte, até os atos que podem causar danos de natureza física ou psicológica. Nos casos de abuso físico, se usa a força física com intensão de ferir, já o psicológico é menos visível e inclui arejeição, depreciação ou constrangimento, e existi também a negligëncia que é muito comum e consiste na omissão do responsável em prover as necessidades básicas, como alimentação, educação e higiene, por exemplo. Estas crianças podem ter dificuldades no aprendizado e também nos relacionamentos interpessoais. Eles também podem ter depressão e baixa auto estima, sem contar que tem grande chancedesta criança que hoje sofre maus-tratos, também ser volento com seus filhos. É importante salientar que a violëncia infantil não está presente apenas nas familias de baixa renda, mas em todos os segmentos da sociedade. No conselho tutelar existe uma escassez de dados oficiais, mas nos
2
casos que aparece na midia, de cada dez crianças, trës sofrem algum abuso dentro da sua própria casa,principalmente na faixa etária de 0 a 12 anos. Sõ que existe a lei do silëncio, a privacidade da familia, o sigilo profissional e aí muitos casos não são notificados. É necessário que a população colabore prestando atenção na família, para verifica se está ocorrendo alguma violëncia e denunciar quando a criança estiver sendo vítima. O papel de todos nós é proteger esses pequenos e indefesos cidadões.
Aviolëncia é considerada um grave problema de saúde pública no Brasil, sendo hoje a principal causa de mortes de criança e adolecescentes a partir dos 5 anos de idade. Trata-se de uma população cujos direitos básicos, na maioria das vezes, são violados, como o acesso á escola, a assistëncia à saúde e os cuidados necessários para o seu desenvolvimento. Há situações que as crianças são abondonadas àprópria sorte, fazendo da rua seu espaço de sobrevivëncia. Nesse contexto de exclusão, são alvos de ações violentas que comprometem física e mentalmente a sua saúde.
A Sociedade Brasileira de Pedriatria (SBP) criou em outubro de 1998 a Campanha de Prevenção de Acidentes e Violëncia na Infäncia e Adolescëncia, tendo como eixo fundaental a observäncia dos preceitos legais contidos na Lei Federal8.069/90, o Estatuto da Criança e do Adolescente. Segundo o ECA, os profissionais da saúde são obrigados a notificar os maus-tratos contidos contra crianças e adolescentes. Para que este preceito legal seja cumprido, é preciso sensibilizar e conscientizar os profissionais da área para o problema; fornecer maior conhecimento sobre o tipo de atendimento a ser dado às vítimas das agressões.
O cumprimentodos direitos garantidos pelo ECA é amparado pelo conselho tutelar que é um órgão permanente e autönomo, mantido com recursos públicos.
Este é mais um motivo para o profissional de saúde notificar ao conselho tutelar, estabelecendo uma parceria fundamental para a proteção da criança e o apoio à familia.
De acordo com a FIOCRUZ, o campo de atuação do conselho
3
tutelar é diferente emais amplo que o de uma unidade de saúde e o profissional passa a ter um parceiro para compartilhar o atendimento e dividir responsabilidades..
“Define-se o abuso ou maus-tratos pela existëncia de um sujeito em condições superiores (idade, força, posição social ou econömica, inteligëncia, autoridade) que comete um dano físico, psicológico ou sexual, contrariamente à vontade da vítima ou porconsentimento obtido a partir de indução ou sedução enganosa.” (Deslandes, 1994).
A definição do que possa ser uma prática abusiva passa sempre por uma prática negociação entre a cultura, a ciëncia e os movimentos sociais (Deslandes, 1994).
Classicamente os maus-tratos são divididos nos seguintes tipos:
1) – Maus-tratos físicos: uso da força física de forma intencional, não acidental, praticada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infância x violência infantil: os prejuízos para a sociedade contemporânea
  • Infância x violência infantil: os prejuízos para sociedade contemporânea
  • Infância x violência infantil: os prejuizos para a sociedade contemporânea.
  • Infância x violência infantil: os prejuízos para a sociedade conteporânea
  • Infância x violencia infantil: os prejuizos para a sociedade conteporânea.
  • Infancia x violencia infantil
  • Infancia x violencia infantil
  • Infância x violência infantil:

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!