Infãncia e Ludicidade

Páginas: 61 (15016 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
DEISE VERNIZZE DALKE, RU 393589, TURMA 2012/08
GISELE DE BRITTO CÂNDICO, RU 819645, TURMA 2012/08









RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO INFANTIL












CURITIBA
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
DEISE VERNIZZE DALKE, RU 393589, TURMA 2012/08
GISELE DE BRITTO, RU 819645, TURMA2012/08









RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Pesquisa e Pratica Profissional – Educação Infantil apresentado a UTA – Infância e Ludicidade no curso de pedagogia.
Tutor Local: Delma Terezinha Fabricio da Silva Druzyk
Polo de Apoio Presencial: Edusol Catedral





CURITIBA
2013

SUMÁRIO









1. INTRODUÇÃO

Opresente relatório é resultante da pesquisa realizada para a disciplina de Pesquisa e Prática Profissional da Unidade Temática de Aprendizagem Infância e Ludicidade e que teve o objetivo investigar as ações desenvolvidas na Educação Infantil para o desenvolvimento integral da criança, verificar as características do desenvolvimento e aprendizagem da criança de 0 a 5 anos, observar as ações desenvolvidasna escola: funções de cuidar e educar, brincar, socialização da linguagem e avaliação e identificar a organização adequada para cada faixa etária dos espaços físicos, materiais pedagógicos, alimentação e propostas pedagógicas.
A reflexão a respeito da importância da pesquisa e da prática para formação profissional do futuro pedagogo é de extrema relevância, pois amplia o campo de estudos paraalém da docência, oportunizando a construção de uma base teórica. Cortelazzo e Romanowski (2008) afirmam que a pesquisa desenvolve habilidades investigativas, como planejamento, organização, classificação seleção de dados, análise, interpretação e síntese. Além dessas habilidades, também propicia atitudes como motivação, curiosidade, vontade de encontrar explicações, constatação de complexidade dasnecessidades e reflexão. O professor deixa de ser aquele profissional que só recebe, passando a aprender, e é esse constante aprendizado que vai resultar cada vez mais em um trabalho melhor para as crianças.
A metodologia para a execução deste relatório foi à realização da pesquisa de campo, com o uso da entrevista ao corpo docente, pedagogas e profissionais não docentes da escola e observação dasaulas ministradas, uma vez que Andrade (2001, p. 121), define pesquisa como “conjunto de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos”. Realizou-se a entrevista e a observação durante a pesquisa para ampliar os conceitos sobre educação infantil e a ludicidade utilizada comorecurso pedagógico no ambiente de ensino, uma vez que “a entrevista é uma comunicação verbal entre duas ou mais pessoas, com grau de estruturação previamente definido, cuja finalidade é a obtenção de informações de pesquisa.” (Dencker, 1998 p. 165). E observação constitui elemento fundamental para a pesquisa. Para Gil (199) a observação “constitui elemento fundamental para a pesquisa.”
Aprimeira etapa para a realização da pesquisa foi à escolha do campo de pesquisa, onde selecionamos uma escola particular, localizado no bairro Campo Cumprido, na cidade de Curitiba, estado do Paraná. A segunda etapa foi o estudo do objeto de pesquisa, embasado teoricamente no livro da disciplina e no roteiro do Manual de Orientação de Pesquisa e Prática Profissional – Educação Infantil.
Após realizou-sea entrevista com perguntas pré-determinadas a cinco professores, um pedagogo e um funcionário não docente da escola escolhida, para o melhor entendimento sobre o processo de ensino na educação infantil e a utilização do lúdico como recurso pedagógico. Também fez-se observações participativas da prática docente em sala de aula e das atividades pedagógicas, visando comparar os dados coletados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infancia e ludicidade
  • Infância e Ludicidade
  • Ludicidade e Infancia
  • infancia e ludicidade
  • infancia e ludicidade
  • Infancia e ludicidade
  • infância e ludicidade
  • infancia e ludicidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!