Infância

Páginas: 8 (1955 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2014


Desenvolvimento Infantil na Terceira Infância


Ana Flávia Barbosa

Luciana Novais O. Brito

Pontifícia Universidade Católica de Goiás




Goiânia, 2014
Resumo
O artigo teve por objetivo colocar uma analise feita a respeito do desenvolvimento infantil na terceira infância ....
















O desenvolvimento Infantil na 3º Infância
Ana Flávia BarbosaLuciana Novais O. Brito
Pontifícia Universidade Católica de Goiás


De acordo com Papalia e Feldman (2013) o crescimento durante a terceira infância é consideravelmente mais lento. Entretanto, embora as mudanças possam não ser evidentes no dia a dia, contribuem para uma surpreendente diferença entre as crianças de 6 anos, que ainda são pequenas, e as de 11 anos que, em muitos casos, começama parecer adultos.

Papalia e Feldman (2013) retratam que para suportar um bom crescimento e exercícios constantes, as necessidades de uma criança em idade escolar são, em média, de 2.400 calorias diárias- mais para as crianças mais velhas e menos para as crianças mais novas. É prescrito por nutricionistas uma dieta variada que contenha grande quantidade de grãos, vegetais, frutas e elevadosníveis de carboidratos complexos, como os que são encontrados na batata, pães e cereais. As necessidades de sono diminuem de aproximadamente 11 horas por dia aos 5 anos de idade para pouco mias de 10 horas aos 9 anos e cerca de 9 horas aos 13 anos. Problemas de sono tais como resistência em ir para cama, insônia e sonolência diurna são comuns nos Estados Unidos durante esses anos, em parte porquemuitas crianças, enquanto crescem, têm permissão para estabelecer seus próprios horários de dormir, e possuem aparelhos de televisão em seus quartos.
Para Papalia e Olds (2006), pautado na teoria piagetiana, deve-se notar que, dos 7 aos 12 anos, uma criança está no estágio das operações concretas de Piaget. Terceiro estágio de desenvolvimento cognitivo durante o qual as crianças desenvolvem opensamento lógico, mas não o abstrato. As crianças são menos egocêntricas do que antes e mais proficientes em tarefas que exigem raciocínio lógico, como:












Metodo
Participantes
Participou da entrevista Maria Helena (nome fictício) de 31 anos de idade, dona de casa, ensino médio completo mãe de Karina (nome fictício) de 10 anos de idade estudante do ensino fundamental 5º anoque participou da aplicação das provas de Piaget.

Instrumentos
Foram utilizados os seguintes objetos: Papel A4, lápis, borracha, computador, caneta compactor, provas de Piaget, roteiro de entrevista.

Procedimento
O participante foi escolhido através de um mediador uma semana antes da aplicação da entrevista, que foi realizada na quinta-feira dia 24 de abril de 2014 aproximadamente as17:00 horas na casa mesma.
Foram apresentadas cinco modalidades de entrevista ao participante a primeira sobre dados de identificação da criança, mãe e pai, dados gestacionais, sono, alimentação desenvolvimento psicomotor, manipulação, escolaridade, sexualidade, sociabilidade, doenças, ambiente familiar e social. Antes da realização das perguntas foi dada uma breve explicação geral do que seriafeito com suas respostas e com a aplicação das provas de Piaget.
A entrevista foi tranquila, foi toda ouvida, não foi usado nenhum tipo de instrumento de gravação, para assim não deixar a participante constrangida, as respostas colocadas em folhas de papel avulso para assim ter mais confiabilidade dos dados.
A aplicação das provas de Piaget na criança foi aplicada dia 23 de maio de 2014 as 14:30horas na casa da avó materna da mesma. Foi aceito tudo oque foi proposto tendo assim resultados satisfatórios.













Resultados e Discussão


Na entrevista com a mãe Maria Helena (nome fictício), foram tratados diversos aspectos do desenvolvimento da criança de modo geral, ou seja desde sua concepção até o desenvolvimento nos dias de hoje.
A respeito dos dados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infância
  • Infância
  • minha infância
  • Infância
  • a infancia
  • Infancia
  • Infância
  • Infância

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!