Infância x violencia infantil: os prejuizos para a sociedade conteporânea.

Páginas: 9 (2191 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2012
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

INFÂNCIA X VIOLÊNCIA INFANTIL: OS PREJUIZOS PARA A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.



Sobral-CE
2010

INFÂNCIA X VIOLÊNCIA INFANTIL: OS PREJUIZOS PARA A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.

Trabalhoapresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia Geral.

Orientador: Prof. Lisnéia Aparecida Rampazzo

Sobral-CE
2010

SUMÁRIO
* 1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................

2. INFÂNCIA E VIOLÊNCIA INFANTIL: OS PREJUIZOS PARA A SOCIEDADECONTEPORÂNEA..............................................................................................4

3. CONCLUSÃO..........................................................................................................

4. REFERÊNCIAS.........................................................................................................

DADOS DA PESQUISA

Na cidade de Santana do Acaraú o ConselhoTutelar é formado por cinco conselheiros, que são votados pela comunidade.
Em 2009 foi registrada uma faixa de 25 crianças e adolescentes de 10 a 13 anos de idade com os casos de exploração sexual, estupro, pedofilia, outros com a faixa etária de 12 a 16 anos com uso de drogas e adolescentes (meninas) de 14 a 17 anos vendem seu corpo por dinheiro, comida e roupas.
O Conselho Tutelar no mesmoano recebeu denúncias por parte da Comunidade dos donos de empresas por permitir que adolescentes pudessem estar em seus alojamentos para a prática de exploração sexual.
Chamaram-me atenção as formas que estas crianças são violentadas. Com certeza elas levarão estas marcas em suas vidas, marca que poderão influenciar o seu futuro, em sua auto-estima, em seus relacionamentos. Como também anecessidade que as famílias têm de conhecerem seus direitos diante da vida, pois imagino que acontecem mais casos do que os registrados, contudo, as famílias, as próprias crianças e adolescentes guardam em silêncio por medo de outros tipos de violência.
* 1. INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta uma pesquisa junto ao Conselho Tutelar do município de Santana do Acaraú. Ele nos dar uma pauta darealidade da criança e adolescente, como as principais formas de violência que as quais são sujeitadas. O interesse pela criança remonta ao tempo de plantão, quando este instituiu a necessidade de se dar maior atenção às crianças, descobrir e estudar as causas geradoras de suas condutas. (psicologia do desenvolvimento, p. 19).
“Devemos entender que filhos amados, que recebem afeto e carinho, serãoadultos melhores.” Este pensamento da psicóloga Ana Beatriz Guimarães (revista A e E atividades e experiências p.14, ano 10 setembro 2009 editora positiva). Mostra a importância da psicologia para a compreensão da Infância, que é indispensável um olhar cuidadoso de uma mãe para seu filho desde o ventre materno, porque ali o feto já consegue sentir o que a mãe sente.
Esta análise também quermostrar os prejuízos que a violência contra criança e adolescentes traz a sociedade. Não devemos acreditar que a violência restringe-se às classes menos favorecidas da sociedade. A violência pode ser traduzida por vários sinônimos tais como abuso, maus-tratos, agressão, castigo, disciplina e outros. Em crianças e adolescentes os efeitos são sentidos com maior intensidade, pois estes estão em fase dedesenvolvimento físico e mental, e, todas as manifestações da violência ficam delineadas em seu caráter e personalidade.
* 2. DESENVOLVIMENTO
O estudo do desenvolvimento humano inclui a pesquisa dos processos intrapsicológicos e ambientais que levam a mudança de comportamento através do tempo. Assim se expressa Ella Sharpe: “Porém da mãe um modelo emocional que forma o contexto no qual o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infância x violência infantil: os prejuízos para a sociedade contemporânea
  • Infância x violência infantil: os prejuízos para a sociedade contemporânea
  • Infäncia x violëncia infantil: os prejuízos para a sociedade contemporänea
  • Infância x violência infantil: os prejuízos para sociedade contemporânea
  • Infância x violência infantil: os prejuizos para a sociedade contemporânea.
  • Infancia x violencia infantil
  • Infancia x violencia infantil
  • Infância x violência infantil:

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!