Infância e educação: uma construção histórica- visando transformações sociais

Páginas: 9 (2142 palavras) Publicado: 16 de julho de 2011
INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA- VISANDO TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS

Lívia A. Langbeck R. de Assis
RESUMO

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as mudanças sócio-históricas que se produziram na concepção da Infância, vinculadas ao papel desempenhado pela Educação e sua importância social, visando a formação crítica do indivíduo para que assim seja agente de transformação emseu meio de vida. É sabido que a infância é um momento singular na vida do indivíduo. Seu conceito foi construído ao longo da história do homem e de sua noção de sociedade. Na Idade Média, fazia parte do mundo dos adultos, como adulto em miniatura; na Idade Moderna, era vista como uma fase sem importância; a partir do século XVIII, nas famílias burguesas, inicia-se um interesse por maiorescuidados a esta fase; com o advento da Revolução Industrial, a criança passa a ter um valor econômico em potencial e a ser desumanamente explorado. Com o chamado ápice da infância tradicional, as Ciências Humanas promovem à infância maior respeitabilidade social. Faz-se necessária uma reflexão crítica diante do quadro da história da educação brasileira, avanços e retrocessos históricos e a contribuiçãode teóricos com o advento de movimentos que contribuíssem para um maior comprometimento na formação de cidadãos críticos, que não somente reproduzam as ideologias dominantes, mas que promovam transformações sociais concretas no cotidiano escolar e humano.

Palavras-chave: Infância. Educação. Construção histórica. Consciência crítica. Transformações sociais.

INTRODUÇÃO

A infância é ummomento singular na vida do indivíduo. Época em que marcará positivamente ou negativamente sua história de vida. Positivamente, se for permeada em um ambiente de amor, respeito e incentivo e negativamente, se marcada por abusos, negligência e maus-tratos. É neste momento que os traços de personalidade são delineados, a conduta é estimulada a partir de suas vivências e descobertas e que conceitos esignificados do “ser criança” vêm à tona por meio destas experiências, isto é, a descoberta da vida. Nesse sentido, a infância é um momento do desenvolvimento humano que se configura pela necessidade de acompanhamento e ações sistemáticas, formais e informais, mediados pela família, escola e grupos sociais, que incitarão possibilidades e mecanismos para o desenvolvimento de habilidades epotencialidades, nos diferentes âmbitos da vida humana, bem como para a superação de dificuldades e obstáculos em seu cotidiano. As especificidades da criança merecem atenção especial e cuidados que contribuirão para a sua formação intelectual, afetiva e moral. Mas nem sempre essas informações tiveram destaque no seio da sociedade. Faz-se necessário compreender o longo caminho percorrido para se fazerentender a importância do conceito do ser criança, a educação voltada para mudanças sociais e de comportamento humano e bem como a quebra de paradigmas nesse contexto.

DESENVOLVIMENTO

O CONCEITO DE CRIANÇA- UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA
A partir do séc. XIX, o conceito de infância recebe diferente conotação. Este foi construído ao longo da história e foi demarcado concomitantemente com as diferentesnoções de homem e de sociedade.
A definição da palavra infância, oriunda do latim infantia, significa “incapacidade de falar,” denotando o estigma de incapacidade e incompletude diante dos demais. A partir desta visão acreditava-se que a criança pequena com idade inferior a sete anos não teria condições de se expressar perante o mundo. Esta noção histórica e culturalmente construída sofreu e vemsofrendo diversas alterações ao longo dos tempos.
Na Idade Média a criança fazia parte do mundo dos adultos, sem diferenciações de suas características, ou seja, como adulto em miniatura; o menino era educado pelo homem, com quem aprenderia a montar cavalos, a conhecer táticas de guerra, enquanto que as meninas seguiriam os passos da mãe, aprendendo os ofícios do lar. Desde cedo desenvolviam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a construção histórica social de infancia
  • A construção histórica social do sentimento de infância
  • A Construção Social do Conceito de Infância
  • RESENHA: A Infância Como Construção Social
  • Origem e construção histórica da Educação Ambiental
  • Construção histórica das políticas sociais no brasil
  • transformações históricas
  • Transformações históricas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!