Inerrância

Páginas: 8 (1799 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
 














A INERRÂNCIA DAS ESCRITURAS
 
 











 
JOAO PESSOA, JUNHO 2012







EQUIPE:





















“Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é escudo para quem nele se refugia” Pv 30.5










INTRODUÇÃOO tema da Inerrância das Escrituras abordado no nosso trabalho é de fundamental importância para a igreja, e tem sido alvo de constantes discussões desde séculos passados ate os dias atuais.
Nós cristãos somos chamados a demonstrar nossa obediência e reverência na palavra de Deus, e na maioria das vezes confortados pelos críticos e não cristãos sobre a veracidade das escrituras, e como podemoscrer na bíblia. Na ânsia de responder tais indagações, muitas das vezes, direcionamos para nossa fé, não levanto em consideração quanto possa haver de evidência em contrário.
Dessa forma, através deste estudo esperamos contribuir para uma compreensão e entendimento cada vez maiores, e assim sabermos nos posicionar diante dos questionamentos, conforme declara o texto biblico: “Sejam sábios noprocedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.” (Cl 4. 5-6)






























I - O QUE SIGNIFICA A PALAVRA INERRÂNCIA?
O dicionário de Aurélio conceitua Inerrância como a “qualidade do que éinerrante”. Inerrante é “que não pode errar; que é fixo, não errante”, “que não comete erros; que não se engana; infalível”.
Inerrância seria a verdade transmitida em palavras que, entendidas no sentido em que foram empregadas, entendidas no sentido que realmente se destinavam a ter, não expressam erro algum.
II - O QUE É INERRÂNCIA DAS ESCRITURAS?
Segundo Gruden “A autoridade das escriturassignifica que todas as palavras nas Escrituras são palavras de Deus de modo que não crer em alguma Palavra a Bíblia ou desobedecer a ela é não crer em Deus ou desobedecer a ele”.
Acreditamos que a bíblia vem de Deus, portanto será que este livro estaria carregado de erros? Podemos admitir que Deus na sua soberania adicione o seu nome a algo que não seja a expressão exata da verdade?
Percebemosque as escrituras testificam sua própria palavra quando mostra a sua plena veracidade. “As palavras do Senhor são puras, são como prata purificada num forno, sete vezes refinada.” (Sl 12.6), declarando enfaticamente que “é impossível que Deus minta” (Hb 6:18). Jesus disse ao Pai: “a tua palavra é a verdade” (Jo 17:17). O Salmista exclamou: “A verdade é a essência de tua palavra” (Sl 119:160).
Em1 Pe 1:21, o apóstolo nos afirma que nenhuma escritura veio de propósitos humanos e que nenhuma interpretação é particular ou pertence a uma pessoa ou a um grupo restrito, mas sim que foram homens que escreveram e falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.
Ao afirmarmos que a Bíblia é inspirada por Deus, que usou homens em sua totalidade, e os levou a registrarem até mesmo aspalavras que deveriam usar, estamos afirmando também que Deus os preservou de cometerem erros em seus escritos. A isto damos o nome de Inerrância, que é o ensino da própria Escritura a seu respeito que afirma que nela não há erros ou contradições (II Sm 7.28; Num 23.19; . João 17.17; Colossenses 1.5; 2Timóteo 2.15; Tiago 1.18).
No entanto, deve ser esclarecido que a ausência de erros é sobre osmanuscritos originais hebraicos e gregos. Por mais fiel que seja uma tradução ou versão das Escrituras ela não pode afirmar ser a última palavra escriturística isenta de erros ou distorções, pois há traduções que possuem sérios erros. Também não quer dizer que os escritores sagrados não tinham faltas na vida, mas que foram preservados de erros os seus ensinos. Eles podem ter tido concepções errôneas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inerrância de Deus
  • Inerrância Bíblia
  • Inerrância da bíblia
  • A inerrância da biblia
  • A inerrância bíblica.
  • INERRANCIA BÍBLICA
  • A INERRÂNCIA, A INSPIRAÇÃO E A UNIDADE BIBLICA
  • A inspiração e Inerrância das Escrituras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!