Indústria de Bebidas Pira e Seu Novo Modelo de Gestão

1885 palavras 8 páginas
UNIDADE DE ENSINO – Universidade Anhanguera – UNIDERP Centro de Educação a Distância
CURSO – Ciências Contábeis
DISCIPLINAS NORDEADORAS – Teoria da Administração e Economia
ALUNA – Gleiciane Negreiros de Oliveira Gonçalves
RA – 8737932462
TITULO – Indústria de Bebidas Pira e seu Novo Modelo de Gestão
TUTOR (EAD) – Diego Pereira da Silva

Luziânia – (GO) 16 de setembro de 2014

RESUMO

Dentre as várias formas e composições administrativas uma das que mais se destacam são as empresas familiares, que ocupam um espaço importante no cenário econômico e social capitalista. Estas empresas surgem da iniciativa e empenho de indivíduos empreendedores e dos seus familiares. Um caso de empresa familiar é a Indústria de Bebidas Pira, localizada na região metropolitana de São Paulo, fundada em 1965 por iniciativa de João barroso.
O Doutor João, como é conhecido dentro da empresa, é um senhor carismático, com uma historia de vida repleta de superações. Chegou em São Paulo, vindo do Nordeste em 1965, ainda adolescente, com 14 anos, para trabalhar como vendedor de fumo e bebida, no Mercado Público Municipal de São Paulo. Em 1965, o jovem João estava casado e com dois filhos, quando adquiriu um pequeno alambique para produção de cachaça e conhaque. Em pouco tempo, o processo artesanal de produção de bebidas foi substituído por equipamentos e sistema mais robusto de armazenagem e envelhecimento. A demanda cresceu na mesma proporção que a empresa e consolidava no mercado regional. Hoje, a cachaça e o conhaque produzido pela Indústria de Bebida Pira, é referência em sabor e qualidade em todo o Brasil.
A Indústria de Bebidas Pira é um exemplo de sucesso no ramo de bebidas alcoólicas, todavia enfrenta uma crise de gestão, pois o Dr. João está sentindo o peso da idade e decidiu em assembleia com 138 funcionários presentes, anunciar que pretende se aposentar e transferir as responsabilidades da gestão para os filhos Paulo e Iran. Os funcionários foram pegos de surpresa, pois o

Relacionados