Industrializa o trab djeine

6204 palavras 25 páginas
Industrialização: fatores histórico-geográfico Processos históricos-geográficos fizeram parte da trajetória da produção industrial no passado e vêm transformando profundamente o espaço geográfico e os modos de vida de diferentes sociedades há quase três séculos. Para entender essas transformações, é necessário recorrer a alguns aspectos históricos-geográficos do modo de produção capitalista, que pode ser dividido em três fases ou períodos: o capitalismo comercial, o capitalismo industrial e o capitalismo financeiro.

Capitalismo comercial Essa fase do capitalismo compreende o período das Grandes Navegações (séculos XV, XVI, XVII), quando o meio de acumulação de riquezas estava baseado no comércio, tanto aquele praticado entre as cidades européias quanto o intercontinental. Este ultimo tipo de comércio passo por um intenso crescimento nesse período, em razão do desenvolvimento dos meios de transporte marítimos e da Cartografia. Nessa fase, os países europeus eram as principais potências econômicas e centralizavam a acumulação das riquezas provenientes da venda de produtos manufaturados e da exploração de suas colônias na América, na África, na Ásia, e na Oceania. O mercantilismo, conjunto de práticas econômicas vigentes na Europa entre os séculos XV e XVIII, substituiu o sistema feudal e impulsionou as trocas comerciais e , consequentemente, favoreceu o fortalecimento da burguesia. Esse grupo social, formado por médios produtores e que se fortaleceu com a expansão dos Estados nacionais, em geral monárquicos naquele primeiro momento, por meio de pagamento de impostos.
A política mercantilista fundamentava-se nos seguintes princípios:
*Metalismo: o poder do Estado estava diretamente relacionado ás suas reservas de metais preciosos (ouro e prata);
*Balança comercial favorável: as exportações superiores ás importações garantiram a manutenção das riquezas dentro dos limites do Estado;
*Protecionismo alfandegário: defesa de cobrança de taxas

Relacionados