Industrializaçao e impactos ambientais

Páginas: 33 (8146 palavras) Publicado: 16 de abril de 2011
Poluição:

A saúde e o bem estar do homem estão directamente ligados à qualidade do ambiente, ou seja, com suas condições físicas, químicas e biológicas, mas apesar disso o homem vem degradando a natureza, destruindo espécies animais e vegetais, desviando cursos de rios, lançando no ar, água e solo toneladas de poluentes. A emissão de qualquer resíduo sólido, líquido ou gasoso em quantidadesuperior à capacidade de absorção do ambiente é considerado poluição, além de substâncias inexistentes na natureza, como os insecticidas.

http://www.colegiocci.g12.br/gaia/entrar.htm

Tipos de Poluição:

Poluição da Água: As águas subterrâneas, os rios, lagos e mares são o destino final de todo poluente lançado no ar e no solo. A poluição da água tem causado sérios problemas ecológicos nomundo. A maior responsabilidade pela devastação da fauna e pela deterioração da água nessas vias fluviais, cabe às industrias instaladas nas suas margens.

O excesso de matéria orgânica lançado nos rios e lagos, facilita o crescimento de bactérias consumidoras de gás oxigênio), deixando os níveis dessa substância muito baixos na água. Isso faz com que os seres vivos que respiram oxigénio, morrampela insuficiência desse gás na água.

Este excesso de matéria orgânica, também provoca o crescimento de algas, que podem até chegar a cobrir completamente a superfície da água. Esse processo é denominado eutrofização e também pode provocar a morte ou diminuição do número de indivíduos de muitas espécies aquáticas.

Poluição do Ar: A poluição atmosférica tem como característica principal, apresença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar, eliminados pelas indústrias (siderúrgicas e petroquímicas por exemplo), queima de carvão e petróleo, automóveis e na combustão doméstica.

A poluição atmosférica ocasiona nos seres humanos várias doenças, principalmente no aparelho respiratório, como a bronquite, asma e até o cancro pulmonar. Ocorre então, um aumento da mortalidade infantil e dosidosos. O monóxido de carbono, lançado pelos escapes dos carros, se inalado em grande quantidade, pode levar a graves doenças respiratórias e até à morte.

Mais uma consequência dessa poluição é o efeito estufa, causado pela subida dos valores, na atmosfera, de determinados gases, principalmente o monóxido e o dióxido de carbono, lançados pelos escapes dos automóveis. Muitos destes gases têm opoder de armazenar calor, fazendo com que a Terra funcione como uma estufa, não deixando o calor que o sol emite dela escapar. Existem dezenas de gases chamados gases de estufa - dióxido de carbono, monóxido de carbono, metano, óxidos de azoto, óxidos de enxofre e até mesmo os gases CFC’s. O dióxido de carbono (CO2) é considerado o maior vilão, respondendo por 55 % do problema.

A superfície daTerra é aquecida pelos raios infravermelhos do sol. Cerca de 30 % dessa radiação é refletida e retorna ao espaço em condições normais. Mas quando o os gases de estufa estão em grande quantidade na atmosfera, essa saída dos infravermelhos é dificultada, o que provoca um grande aumento de temperatura, caracterizando o efeito estufa.

Esse fenómeno, ocorre nas grandes cidades, pois a queima decombustíveis fósseis pelos veículos motorizados, lança os gases de estufa em grande quantidade. Nos Estados Unidos por exemplo, se numa família com 5 pessoas, todas combinarem de ir para um mesmo lugar e se todas as 5 tiverem carro, é provável que cada uma vá com o seu. Esse acto irracional de individualismo, não contribui em nada para a saúde do planeta e de seus habitantes. Se os maiores poluidoressão os Estados Unidos, não são só os seus habitantes que sofrerão os efeitos dessa poluição, pois esta afecta a saúde de todo o planeta.

Naturalmente que a poluição atmosférica provoca problemas mais ou menos graves de saúde na população humana. Por exemplo, a bronquite, o efísema pulmonar, a asma e o cancro pulmonar são doenças do aparelho respiratório muitas vezes provocadas pela poluição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A industrialização e o impacto ambiental
  • Industrialização e os Impactos ambientais
  • Industrialização e Impactos Ambientais´
  • Industrialização e impactos ambientais
  • Industrialização e o Impacto ambiental
  • A industrializaçao e o impacto ambiental
  • Industrialização e impacto ambiental
  • Industrializaçao e impacto ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!