industrialização

Páginas: 3 (561 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
O Impacto do Programa Bolsa Família sobre a Fertilidade das Beneficiárias
por Bruna Signorini e Bernardo Queiroz, Cedeplar, UFMG
O Programa Bolsa Família dá um benefício de até, no máximo, trêsbenefícios para cada mulher grávida e criança de até 15 anos de idade e outro benefício para adolescentes entre 16 e 17 anos de idade, até um máximo de dois benefícios, para famílias com renda mensalper capita de menos de R$ 140,00.
Esta característica do programa tem levado alguns comentaristas a temer que ela possa provocar um aumento na fertilidade dentre a população pobre. O possível impactosobre a fertilidade tem atraído pouca atenção de pesquisadores, embora seja uma das críticas mais comuns feitas aos Programas de Transferência Condicionada de Renda (PTC). Pelo que sabemos, apenas doisartigos investigam essa possível relação no Brasil: Rocha (2010) e Signorini & Queiroz (2011). As evidências empíricas de outros países sugerem que os PTC não têm impacto significativo sobre afertilidade. As evidências valem para outros tipos de programas, incluindo aqueles que fornecem apenas cuidados às crianças, programas tradicionais de transferência de renda e políticas de isenção fiscal(Stecklov et al., 2007).
Então, por que as transferências de renda afetariam a fertilidade de uma pessoa? A teoria econômica sugere que os indivíduos são racionais e decidem seu nível de fertilidademaximizando a utilidade familiar, sob restrições orçamentárias. O modelo de Becker e Lewis (1973), sobre a demanda por filhos, baseia-se na ideia de que as famílias levam em consideração a quantidade ea qualidade das crianças, ao decidir sobre o número de filhos. Em outras palavras, ter menos filhos pode resultar em maiores investimentos em cada filho, mantido constante o consumo familiar. Osprogramas de transferência condicionada de renda podem reduzir os custos de se investir em um filho, gerando mudanças nas preferências de fertilidade.
Foram utilizados dados da Pesquisa Nacional por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Industrialização
  • Industrialização
  • Industrialização
  • O que e industrialização?
  • industrialização
  • Industrialização
  • Industrialização
  • Industrialização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!