Industrialização

Páginas: 7 (1690 palavras) Publicado: 28 de julho de 2014
Industrialização
A Revolução Industrial foi um momento decisivo na história da humanidade. Transformou a sociedade rural e agrícola do mundo ocidental em uma sociedade basicamente urbana e industrial. A industrialização trouxe muitos benefícios materiais, mas gerou também um grande número de problemas que ainda afligem o mundo moderno, como os danos ao meio ambiente. Além disso, a modernizaçãotecnológica tornou obsoletas diversas formas de trabalho, gerando um desemprego crescente. Antes da Revolução Industrial, menos de 10% da população européia vivia nas cidades. Havia poucas indústrias em toda a Europa Ocidental. A maioria dos produtos manufaturados era feita em casas situadas nas zonas rurais. Comerciantes da burguesia distribuíam as matérias-primas aos trabalhadores e recolhiam osprodutos acabados. Os burgueses eram donos das matérias-primas, pagavam pelo trabalho realizado e procuravam mercado para seus produtos. O modo de vida variava pouco de uma geração para outra, e a maioria dos filhos seguia o ofício dos pais. Os trabalhadores e lavradores não tinham voz ativa no governo. Em muitos países, não havia nem mesmo eleições.
INDÚSTRIA: é a transformação da matéria-prima(animal, como a lã; vegetal, como o trigo; ou mineral, como a pedra) em produtos que são utilizados pelo homem.
Como se faz essa transformação:
a) artesanato: é a forma mais simples de produção industrial. Neste sistema, o artesão faz tudo. O tecelão, por exemplo, fazia o fio e o tecia, o sapateiro preparava o couro, cortava-o e o costurava, produzindo o sapato.
b) manufatura: caracterizava-sepor um grande número de trabalhadores reunidos num determinado local e na especialização do trabalho; cada trabalhador realizava uma atividade especifica.
c) mecanização: utilização de máquinas em substituição às ferramentas e ao próprio trabalho do homem, esta é a forma mais complexa da industrialização.
O processo de industrialização exigiu:
a) desenvolvimento tecnológico e científico;
b)investimento de grandes somas em dinheiro (capital);
c) fornecimento de matérias-primas;
d) consumidores para os produtos transformados.
A partir do século XVIII, o fenômeno da Revolução Industrial provocou uma rápida mudança nas técnicas e nos instrumentos de trabalho, que por sua vez ampliaram os empreendimentos comerciais e aumentaram a produção.
AVANÇOS: Com a revolução Industrial houve:
*a passagem da sociedade rural para a sociedade industrial;
* a mecanização da indústria e da agricultura;
* o desenvolvimento do sistema fabril, com o uso da energia a vapor;
* o desenvolvimento dos transportes e das comunicações;
* a expansão do capitalismo, que passou a controlar quase todos os ramos da atividade econômica;
O desenvolvimento industrial foi favorecido por váriascircunstâncias:
a) as inovações da época da revolução Comercial (na fase final da Idade Média) com a invenção do relógio de pêndulo, do termômetro, da roda de fiar, do tear para fazer meias; os melhoramentos na fundição dos metais e na obtenção do bronze.
b) a disponibilidade de capitais, resultante do acúmulo de riquezas na Europa, com a expansão marítima e comercial, que levou a burguesia a procurarnovas atividades para investir seu capital.
c) o mercantilismo, que com a finalidade de aumentar as exportações e conseguir uma balança comercial favorável, estimulou a produção de manufaturas.
d) novos mercados consumidores, proporcionando uma procura cada vez maior de produtos industriais, graças à formação dos impérios coloniais e ao aumento da população européia.
e) o liberalismo econômico,que, defendendo a liberdade nas atividades econômicas, contribuiu para a abolição das restrições impostas pelo mercantilismo ao comércio e à indústria.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA INGLATERRA: A Inglaterra foi a pioneira na Revolução Industrial, favorecida por vários fatores:
a) o grande acúmulo de capitais resultante da revolução comercial;
b) a existência de uma grande liberdade econômica para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Industrialização
  • Industrialização
  • Industrialização
  • O que e industrialização?
  • industrialização
  • Industrialização
  • Industrialização
  • INDUSTRIALIZAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!