Industrialização

Páginas: 8 (1773 palavras) Publicado: 3 de julho de 2014

UNIVALI – UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ


LUCAS ANTONIO
LUIZ FELIPE GIORDANI
RÔMULO AUGUSTO COMEL






PROJETO DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR UTILIZANDO FÔRMAS METÁLICAS COM CONCRETO MOLDADO “IN LOCO”















Itajaí
2013

LUCAS ANTONIO
LUIZ FELIPE GIORDANI
RÔMULO AUGUSTO COMEL









PROJETO DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR UTILIZANDOFÔRMAS METÁLICAS COM CONCRETO MOLDADO “IN LOCO”





Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de média da disciplina de Industrialização da Construção, ministrada pela docente Luciani Somensi Lorenzi, no Curso de Engenharia Civil da UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí.





Itajaí, Dezembro de 2013
Introdução
O projeto residencial em questão tem por objetivo executaras elevações verticais através de formas metálicas, seguindo modulação padrão, preenchidas com concreto maciço de 10 cm e armadura. Regido pela norma SINAT nº 001, esse tipo de sistema possui alguns critérios que devem ser seguidos, através da localização bioclimática da residência. O projeto tem como objetivo a execução de uma casa unifamiliar com área total de 39,9 m² e com uma previsão deampliação de 14,2 m². A residência está inserida na zona bioclimática 1, segundo classificação da NBR 15220-2, que divide o país em 8 zonas bioclimáticas e que traz diretrizes construtivas para habitações em função da localidade. A zona bioclimática 1 é a que possui a menor média de temperatura do país, sendo composta por cidades como Lages-SC, Curitiba-PR e Campos do Jordão-SP.
O projeto daresidência estará todo baseado nos requisitos definidos pela SINAT, assim como da nova norma NBR 15575, onde não serão avaliados aspectos que precisam de ensaios e avaliações específicas, sendo o foco os requisitos de desempenho, como características térmicas do sistema de vedações e áreas de ventilação.












Apresentação do Sistema Construtivo
O sistema é formado pelos painéismetálicos, que são soldados à estrutura e ajustados uns aos outros através de pinos e cunhas de engaste rápido em aço carbono ou clipes. Uma vantagem desse tipo de sistemas é a flexibilidade em relação às dimensões: A empresa responsável disponibiliza painéis com larguras entre 0,1 e 0,9 m, além de três alturas diferenciadas: 0,9, 1,22 e 2,4 m. Os painéis possuem espessura de 3cm. Se for necessária aexecução de residência com pé-direito maior, a alternativa é utilizar suplementos de alumínio do sistema.
Existem outras vantagens que influenciam na boa execução e rapidez da obra, entre as quais a funcionalidade no local de trabalho, além da possibilidade de reaproveitamento dos painéis. As fôrmas são leves (18 kg/m²), o que dispensa a utilização de gruas e guindastes para a movimentação naobra, aumentando a produtividade. Não é necessária mão-de-obra especializada, sendo necessárias apenas algumas orientações iniciais, e a montagem e desmontagem são feitas em uma razão 0,3 hora/homem/m², segundo dados da empresa responsável por esse tipo de sistema. As juntas garantem uma concretagem lisa, e existe economia em relação ao traço do concreto e a área de aço utilizada. O aspecto estruturale o design dos painéis facilitam a operação do trabalho de armazenagem, transporte e manutenção.


Figura . Detalhe dos painéis de alumínio. Fonte: Oeste Formas
Características e Requisitos Estruturais
A fundação da residência será caracterizada pela utilização de radier, com laje de 10 cm, que irá captar as cargas das paredes portantes e descarregar sobre a área de solo. Este tipo defundação é de baixo custo e rápida execução. Serão deixadas esperas em todas as paredes.

Figura . Laje de Radier, sem esperas. Fonte: Oeste Formas.

Em relação ao sistema de vedação, serão utilizadas paredes de concreto armado com 10 cm de espessura, com barra verticais e horizontais em toda a extensão da parede, assim como reforços nas aberturas (vergas e contravergas), evitando fissuras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Industrialização
  • Industrialização
  • Industrialização
  • O que e industrialização?
  • industrialização
  • Industrialização
  • Industrialização
  • INDUSTRIALIZAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!